Header Ads

Assessores da IAM e da JM participam de Encontro Estadual em Cajazeiras (PB)


Membros da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da Juventude Missionária (JM) do estado da Paraíba se reuniram para aprimorar os trabalhos das Obras e discutir o espaço que a criança tem na igreja. Eles participaram do Encontro Estadual de Assessores. O evento foi realizado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), espaço da diocese de Cajazeiras (PB), no período de 17 a 19 de junho.

O encontro contou com a presença de representantes de todas as dioceses do estado e do secretário nacional da IAM. Padre André Luiz de Negreiros abordou as temáticas: "A Criança, a Igreja e a Missão" e "A Cultura do Bem Viver". As discussões destes temas tiveram o objetivo de aprofundar o conhecimento dos assessores.

As atividades do encontro foram abertas com oração ao ar livre. Em seguida os assessores da IAM e da JM entoaram canções que lembraram do compromisso de missão assumido por cada um. Padre André deu início às palestras explicando que as crianças são essenciais e protagonistas da evangelização.

Os temas deste ano destacaram o papel da criança e tudo que a norteia, a Igreja e a sociedade, além de incentivar os jovens a vivenciarem a cultura do Bem Viver. O encontro foi dinâmico e os participantes partilharam reflexões e avaliações acerca das ações desenvolvidas no estado, fazendo acontecer a troca de experiências e aprendizagem.

O coordenador da IAM no estado da Paraíba, David Jair, afirmou que as obras missionárias têm a característica de não se isolarem. “O trabalho só frutifica quando é comunicado, partilhado e quando as experiências são divididas, assim, os projetos ganham uma visibilidade maior”.


Com a preocupação de aprofundar a formação, o carisma e a espiritualidade dos grupos, padre André salientou que os assessores têm o desafio de inserir a criança e o adolescente na Igreja, indo além disto, fidelizar a participação deles como missionários, para assim obter um resultado positivo dos trabalhos.

Depois dos estudos os assessores participaram do momento cultural, com apresentação de quadrilha, sorteio de camisas, comidas típicas e muito forró, valorizando a tradição nordestina.

O último dia do encontro começou com a celebração da missa presidida pelo monsenhor Agripino Ferreira, administrador diocesano de Cajazeiras (PB) e concelebrada por padre André Luiz e padre Erivânio de Sousa, da cidade de Pombal (PB).

Após a missa os assessores se aprofundaram sobre “A Cultura do Bem Viver”, temática abordada nos trabalhos da Juventude Missionária. Materiais foram apresentados proporcionando reflexões acerca da realidade local e mundial, que está doente. A Cultura do Bem Viver busca a igualdade entre os seres humanos, fazendo acontecer o “bem viver”, que é diferente do que muitos desejam, viver bem.

Encerrando o evento os assessores puderam tirar dúvidas em relação as Pontifícias Obras Missionárias e avaliar o Encontro Estadual. David Jair ressaltou a importância do trabalho dos assessores. “Espero que neste segundo semestre a Obra na Paraíba possa cumprir as atividades programadas em cada diocese, fazendo o trabalho fluir de forma positiva. É preciso criar um sentimento de pertença a Obra, é preciso assumir o carisma para que o trabalho dê certo. Suscitando assim o ardor missionário com mais força e ânimo”, concluiu o coordenador estadual.

Com informações da IAM, Diocese de Campina Grande/PB

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.