Crianças e adolescentes de Humaitá celebram Jornada Nacional da IAM e 12 anos de caminhada na diocese


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de Humaitá (AM), em preparação à 4ª Jornada Nacional da IAM e a comemoração dos 12 anos de caminhada na diocese, propôs às crianças e adolescentes a viverem intensamente a espiritualidade e abriu o mês de maio com o Terço Missionário, realizado dentro dos próprios grupos nas comunidades, e depois durante alguns dias das semanas realizando o terço mariano nas famílias.

No dia 28 de maio, sábado, foi realizada a quarta edição da Pedalada Missionária em comemoração aos 12 anos de caminhada da Obra na diocese. A concentração inicial foi na praça da Saúde e iniciou com a acolhida e animação feita pelo o assessor Carlos, da IAM da comunidade de São José; seguida da benção do pároco da Paróquia de São Francisco, Frei Darez Narboni.


A pedalada passou por algumas ruas e avenidas da cidade. Chegando na Orla, direcionando-se para a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição para a entrada da Porta Santa com as crianças, adolescentes e assessores. Antes o Frei Darez e a Irmã Elizabete apresentaram o significado e a importância daquele momento ao passar pela Porta Santa, celebrando o Ano Santo da Misericórdia. Já dentro da Igreja, Irmã Elizabete falou da importância e da beleza da celebração dos 12 anos de IAM na Diocese, também ressaltou ainda um pouco mais a importância da entrada da Porta Santa, ainda mais pelas crianças e adolescentes.

O momento contou com mais 500 pessoas envolvendo crianças, adolescentes, assessores e pais.

Já no domingo, dia 29, foi realizada a celebração da 4ª Jornada Nacional da IAM, realizada no Centro de Eventos Diocesano. A celebração contemplou a consagração das crianças e adolescentes, a coroação de Nossa Senhora e a coleta do cofrinho, com a oferta das crianças.

Com a participação das oito comunidades das três paróquias do decanato de Humaitá, (Nossa Senhora do Carmo, Rosa Mística, São José, São Francisco, São Domingos Sávio, Divino Pranto, Santo Antônio e Imaculada Conceição), a celebração envolveu mais de 550 pessoas, em sua grande maioria, crianças e adolescentes.

Seguiu-se a programação com diversas apresentações: danças, poesias, testemunhos das crianças, entrega dos cofrinhos, consagração das crianças e adolescentes, coroação de Nossa Senhora e a presenças do bispo diocesano, Dom Francisco que passou sua mensagem de motivação para as crianças, adolescentes e assessores da IAM.

Padre Arnoldo, que é o novo padre referencial para a Comissão Missionária na diocese também esteve no evento e a irmã Elizabete, coordenadora diocesana de Pastorais, que destacou a importância do envio do cofrinho, sacrifícios realizados pelas crianças da IAM no decorrer do ano e que agora será enviado para o continente europeu.

Silvio Carlos, coordenador diocesano da IAM

Postar um comentário

0 Comentários