Regional Centro-Oeste realiza Assembleia da IAM e JM


A Diocese de São Luís de Montes Belos foi sede da primeira Assembleia da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM) do Regional Centro-Oeste que compreende o estado de Goiás e o Distrito Federal. O encontro que aconteceu nos dias 17 a 19 de fevereiro, iniciou com uma oração a partir da Exortação Apostólica Evangelli Gaudium do papa Francisco, fazendo presente as diversas realidades do Regional e do mundo.

Participaram cerca de 50 pessoas, entre assessores e jovens coordenadores das arquidioceses de Brasília e Goiânia, e das dioceses de Luziânia, Formosa, Uruaçu, Anápolis, Jatai, Ipameri e São Luís de Montes Belos. Os representantes da cada Igreja particular apresentaram os trabalhos que estão sendo realizados em suas comunidades.

Ao presidir a Eucaristia, dom Carmelo Scampa, bispo diocesano de São Luís de Montes Belos, inspirado nas leituras do dia destacou alguns pontos essenciais para a missão. “A fé é fundamental para sermos missionários. É a fé que recebemos e principalmente a fé que temos, que nos leva a querer anunciar”, disse o bispo. “Jesus Cristo, nos mostra a importância de estarmos vigilantes, amar, anunciar e colocar-se a serviço”, completou dom Carmelo.

A secretária nacional da IAM, irmã Patrícia Souza e o secretário nacional da Propagação da Fé, padre Badacer Neto, assessoraram a formação sobre “A IAM e a alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” e “Memória para o passado, coragem para o presente e esperança para o futuro”. Os assessores destacaram os processos que estão sendo trabalhados dentro dos grupos de IAM e JM nas comunidades.

Nesse sentido, os participantes fizeram uma avaliação da caminhada no Regional e nas dioceses em vista de melhorar. “Tivemos a oportunidade de olhar para nossa realidade de Centro-Oeste e inspirados pela Palavra e orientações da Igreja chegar a algumas conclusões que devem ser colocadas em prática, começando pela reorganização das coordenações paroquiais, diocesanas e estaduais. São processos que devem começar da paróquia, para depois ir para a diocese e nos estados”, explicou Michael Douglas Amaro, membro da coordenação da IAM no Distrito Federal.

Esteve presente também, dom Fernando Brochini, bispo da diocese de Itumbiara e referencial para a Ação missionária no Regional Centro-Oeste. O bispo lembrou que “todos os missionários são enviados e desde o momento que Deus chama para partilhar sua vida, pela graça do batismo, ali mesmo Ele dá essa grande responsabilidade de partilhar e anunciar a Boa Notícia, de um Deus misericordioso e cheio de amor que caminha conosco”.

A programação incluiu um momento de articulação com as coordenações diocesanas e a eleição da nova coordenação da IAM no Distrito Federal e no Estado de Goiás. Até a próxima Assembleia, no ano que vem, optou-se por uma coordenação colegiada, com representantes de cada diocese.


A celebração Eucarística, no domingo, dia19, foi realizada na catedral de São Luís de Montes Belos, presidida pelo padre Badacer e concelebrada pelo padre Inocêncio Xavier da diocese de Uruaçu. “Fiquei muito animado com a proposta de trabalhar junto as faixas etárias. Os assessores foram muito bons conduzindo uma formação participativa e dinâmica que envolveu a todos na reflexão. Agradeço a Deus a oportunidade de viver esta experiência e de partilhar com pessoas comprometidas com o trabalho missionário”, avaliou o padre Xavier.

Luciana Santos, coordenadora do Conselho Missionário Regional (Comire) Centro-Oeste destacou a importância da IAM e da JM realizarem uma Assembleia separados daquela do Comire para dar mais visibilidade às obras e sublinhar suas especificidades. “A formação conduzida pelos secretários foi importante. Foi também possível ver, julgar e planejar estratégias para melhorar o trabalho no Regional. O Comire deve articular o trabalho missionário junto às dioceses para ser uma Igreja em saída”, finalizou Luciana.

Antes da oração de envio, foi feita uma avaliação dos encontros regionais da IAM e JM, sua metodologia, lugar e frequência.

Com informações da IAM no Regional Centro-Oeste.

Postar um comentário

0 Comentários