5° Jornada Nacional da IAM na Arquidiocese do Rio de Janeiro


A paróquia Nossa Senhora do Carmo foi sede da celebração da 5° Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, na arquidiocese do Rio de Janeiro. A celebração realizada neste domingo, 28 de maio, reuniu integrantes de dez grupos da IAM, num total de 200 pessoas entre crianças, adolescentes e assessores, para celebrar os 174 anos de fundação dessa Obra Pontifícia. Na ocasião, as crianças e adolescentes reafirmaram o compromisso de rezar e ajudar os missionários e crianças da Oceania.

Os participantes foram acolhidos de forma fraterna pelos adolescentes missionários da paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Quadra, onde se iniciou o encontro com o café da manhã. Em seguida, já no auditório paroquial a animação ficou por conta do Coralzinho Nossa Senhora do Carmo. A coordenadora diocesana da IAM no Regional Leste 1, Celeste Alves, conduziu junto com um adolescente a Oração Inicial, apresentou os grupos e fez uma breve retrospectiva das quatro jornadas celebradas entre os anos de 2013 e 2016.

A Missa de Ação de Graças pela 5°Jornada, foi presidida pelo frei Silvio Ferrari, da paroquia Nossa Senhora do Carmo e concelebrada pelo diácono Edimilson Prudêncio, da paróquia Nossa Senhora do Divino Amor. Na homilia, frei Silvio destacou a importância de “ser amigo de Jesus. Para alcançarmos essa amizade precisamos fazer e obedecer a vontade do Pai”.

Após a Oração do Angelus que aconteceu ao meio-dia, a programação da Jornada incluiu a acolhida dos novos integrantes da IAM que receberam de seus assessores, o lenço e o boton, e juntamente os antigos membros se consagraram e fizeram o compromisso de continuarem a serviço da missão, de modo especial, este ano, em favor do Continente da Oceania. Houve também a Coroamos de Nossa Senhora Aparecida, no final do Mês Mariano, por meio de uma apresentação feita por adolescentes da paróquia local.

Após a celebração, houve um tempo de recreação e atividades livres, onde os pequenos missionários puderam se confraternizar com os irmãos das outras paróquias. Teve até uma brincadeira das crianças da Oceania. No final, para recordar os 174 anos da IAM, foram entregues as lembranças aos participantes.


Como gesto concreto os grupos arrecadaram 146 quilos de alimentos não perecíveis a serem destinados ao Grupo Sementinha. Fizeram também a tradicional entrega dos cofrinhos que serão enviados para a sede nacional das POM, em favor da Oceania, o Continente “azul”.

Participaram da Jornada os grupos de IAM das paróquias: Nossa Senhora do Carmo (Vila Kosmos), Santo Sepulcro (Madureira), Nossa Senhora do Divino Amor (Irajá), Divino Salvador (Piedade, Nossa Senhora de Fátima RTS (Todos os Santos), São Sebastião (Ilha do Governador), Santa Bárbara (Rocha Miranda), São Sebastião (Parada de Lucas), São Marcos (Barra da Tijuca) e Santa Rita de Cássia (Turiaçu).

Com informações da IAM, Arquidiocese do Rio de Janeiro

Postar um comentário

0 Comentários