5ª Jornada Nacional da IAM


Com o tema: “IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania” a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) celebrará, no dia 28 de maio de 2017, em todo o Brasil, a sua 5ª Jornada Nacional. A iniciativa surgiu para marcar o aniversário de fundação da Obra criada na França por dom Carlos de Forbin-Janson em 19 de maio de 1843. As Jornadas da IAM no Brasil começou em 2013.

Cartaz
Em cada Jornada Nacional da IAM é escolhido um Continente para conhecer melhor, rezar e enviar as ofertas. Nesta 5ª Jornada as crianças e adolescentes do Brasil estão em comunhão com a Oceania, Continente representado pela cor azul por ser formado por mais de 10 mil ilhas. Além disso é banhado por dois oceanos: o Índico e o Pacífico. Por isso o Cartaz da 5ª Jornada destaca o azul com as ondas que recordam a água, uma realidade predominante na Oceania.

Na arte, é menino vestido de azul que representa a Oceania quem carrega a Bíblia. Ele caminha ladeado pelos representantes dos outros continentes ressaltando o compromisso das crianças e adolescentes em “tornar Jesus conhecido e amado”. A Oceania é formada por 14 países, que ocupam uma área de 8.526.462 quilômetros quadrados. Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné são os países mais conhecidos. Com cerca de 37 milhões de habitantes a Oceânica conta com 16 milhões de cristãos. O Cartaz destaca ainda o sol e elementos da natureza que lembram a biodiversidade e ao mesmo tempo a alegria, característica das pessoas que realizaram a sua experiência do encontro com Jesus Cristo.

Celebração
A Jornada Nacional deverá acontecer no dia 28 de maio nas dioceses e paróquias com uma celebração especial que inclui a consagração das crianças e adolescentes; entrega do lencinho e do escuto da IAM com a borda azul para recordar a Oceania e a coleta do Cofrinho com a oferta das crianças.

Celebração Mariana
No Brasil este ano estamos vivenciando o Ano Mariano no contexto da celebração dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida.  As crianças e adolescentes da IAM tem como compromisso “Tornar Nossa Senhora, a mãe de todos os povos, conhecida e amada”, por isso para que possamos  bem celebrar  a V Jornada Nacional da IAM estamos propondo que os grupos possam estar realizando um momento mariano com os grupos. Esta celebração foi preparada pela assessora Ir. Antonia Vãnia Alves de Sousa da Arquidiocese de Curitiba (PR).

Encontros
Com o objetivo de preparar a 5ª Jornada Nacional da IAM e fazer com que as crianças e adolescentes conheçam um pouco mais o Continente da Oceania, disponibilizamos um roteiro para realizar quatro encontros, de acordo com a metodologia da Obra. O material foi preparado pela IAM da diocese de Umuarama (PR).

Cofrinhos
Durante a celebração da Jornada, todos os grupos de IAM fazem a entrega dos cofrinhos missionários. No dia seguinte, os coordenadores devem conferir os cofrinhos com as crianças e adolescentes e enviá-los ao Secretariado Nacional da IAM, em Brasília que por sua vez destinará o montante arrecadado aos países mais necessitados da Oceania. As ofertas do cofrinho devem ser enviadas até o fim do mês de julho de 2017.
Dúvidas sobre o Cofrinho Missionário?

Histórico
1ª Jornada Nacional da IAM aconteceu no dia 26 de maio de 2013, com o tema: “IAM da América a serviço da Missão”, e o lema: “Vocês são meus amigos”. A Jornada foi celebrada na abertura do Ano da IAM no Brasil, organizado para marcar os 170 da fundação desta Obra Pontifica, entre os meses de maio de 2013 e maio de 2014.

A partir disso, a celebração da Jornada passou a ser um evento permanente na agenda anual da IAM no Brasil.

2º Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 25 de maio de 2014 com o tema “IAM da América a serviço da Missão na África”.

3ª Jornada Nacional da IAM aconteceu no dia 31 de maio de 2015 com o tema “IAM na América a serviço da missão na Ásia”.

4ª Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 29 de maio de 2016 com tema “IAM do Brasil a serviço da Missão na Europa”

Postar um comentário

0 Comentários