Encontro de Líderes Missionários na Diocese de Ji-Paraná


Entre os dias 11 e 13 de agosto aconteceu no Centro Diocesano de Formação da Diocese de Ji-Paraná (RO), o Encontro de Lideres Missionários infantis -  ELMI, com a participação de 60 pessoas dentre eles crianças, adolescentes e assessores.

Com o tema "Infância e Adolescência Missionária testemunhando a alegria do Evangelho para uma Igreja em saída", o encontro foi assessorado pela irmã Maria do Carmo, que é Psicóloga, especializada em Teologia Bíblica, e atua na Paróquia Sagrada Família, de Cacoal. De forma dinâmica e alegre os participantes puderam entender o sentido do “sair”, ir além, anunciar com alegria o Evangelho de Jesus Cristo.

No período da tarde do dia 12, a temática foi assessorada por Néia, da IAM da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, de Vilhena. Néia é Pedagoga e assessora e conduziu oficinas de jogos e brincadeiras, com sugestões e ideias para trabalhar nos grupos das comunidades; as oficinas de Músicas e Dança ficou por conta da assessora Nadir e equipe da IAM da Paróquia São João Batista, de Jarú, que fizeram todos se mexer, cantar, dançar as músicas próprias da Infância e Adolescência Missionária.

A tarde foi encerrada com o terço missionário, momento especial de meditação, oração e reflexão. Na noite cultural todos foram convidados a usar a imaginação e se vestir de algo que representasse a IAM. A festa contou com os mascotes da IAM, Paulina Jericot, Santa Terezinha, Nossa Senhora, os continentes, terço missionário e até o Papa Francisco se fez presente; uma noite alegre divertida e de aprendizado.


No domingo do dia 13, os participantes saíram do local às 05h30 e percorreram aproximadamente 15 quilômetros rumo à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde participaram da celebração da Santa Missa, onde receberam com carinho a imagem peregrina em homenagem aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. Retornando ao Centro de Formação, foi o momento de avaliar a caminhada diocesana e planejar o ano de 2018.

Encerrando as atividades, os participantes foram enviados com uma linda oração, presidida pela coordenadora do Conselho Missionário Diocesano - COMIDI, irmã Oneide. Cada participante recebeu de lembrança - o mascote Fiji - como recordação desde momento lindo e gratificante na vida dos coordenadores e animadores da IAM.

Para o pequeno Fernando, de apenas 09 anos, animador do grupo da IAM da Comunidade Sagrada Família, da Paróquia Nossa de Fátima de Ji-Paraná, "foi muito bom esse final de semana, aprendi muito, volto pro meu grupo mais animado ainda, quero testemunhar a todos o que vivenciei aqui neste lugar.

Elaine Soares – Coordenadora Estadual da IAM/RO


Postar um comentário

0 Comentários