Header Ads

Encontros: "A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída" - CM 2017


Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (este ano dias 21 e 22), conforme instituído pelo papa Pio XI em 1926. “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. Este é o tema escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) para a Campanha Missionária de 2017. É o mesmo o tema do 4º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá nos dias 7 a 10 de setembro, em Recife (PE).

Tudo está em sintonia como os ensinamentos do papa Francisco quando afirma: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus” (EG 1). Essa alegria precisa ser anunciada pela Igreja que caminha unida, em todos os tempos e lugares, e em perspectiva ad gentes. Por isso, o lema: “Juntos na missão permanente”.

Os encontros que apresentamos, seguem a metodologia da Infância e Adolescência Missionária e foram preparados pela IAM da Diocese de Umuarama (PR), disponível no blog http://iamumuarama.blogspot.com.br


Tema: "A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída"
Lema: "Juntos na missão permanente"

Material necessário para os encontros: Bíblia, vela, cartaz da Campanha Missionaria 2017, imagem de Nossa Senhora Aparecida e dos padroeiros das missões, DVD da Campanha Missionária, oração do mês missionário, pezinhos confeccionados nas cores dos continentes, globo, aparelho de som, foto de uma igreja (pode ser a da sua comunidade), 'sorriso' (veja modelo no final do encontro).
Convidar um missionário(a) para participar de um encontro para dar se testemunho para as crianças, se possível no segundo ou quarto encontro.

1º Encontro - Realidade Missionária
Ambientação: colocar o globo no centro, na frente a Bíblia, a vela, as imagens dos padroeiros. Coloque os pezinhos saindo do globo para várias direções da sala.

Acolher as crianças com o Hino da IAM 

Canto : Bom dia com alegria
Bom dia com alegria, bom dia para você e para mim (apontar o amiguinho)
Bom dia com alegria, é por isso que eu canto assim:
Batendo os pés (bater os pés)
Batendo as mãos (pater palmas) e cantando essa canção!

Reflexão: A música fala de tristeza ou alegria? (Instigar para que as crianças interajam) De alegria... É com muita alegria que vamos ver o que Jesus que falar para nos hoje, então vamos fazer bem devagarinho o sinal da Cruz: Em nome do Pai...
Nós estamos iniciando o mês de outubro, mês missionário, e juntos vamos conversar sobre o tema da Campanha Missionária deste ano: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” e o lema “juntos na missão permanente”.

Palavra de Deus: Ler, encenar e refletir Mateus 28,9-10
O que Jesus diz para as mulheres? (mostrar a vareta com o sorriso) "Fiquem felizes e conte para os outros..." Então como será uma Igreja em saída que o Papa Francisco pede?Fechem os olhos e imaginem uma igreja (prédio) saindo, andando, indo até nossa casa. É possível? Então quem pode sair e ir a outras pessoas como as mulheres que viram Jesus e correram contar? Vamos ver para quem é o recado do Papa. É para o Bispo? Para o padre?  Para mim? Para Infância e Adolescência Missionária? (mostrar o cartaz da Campanha Missionária 2017)

Quem está na figura? (dar tempo para que interajam) Estão sozinhos? Não, estão todos junto e misturados...  Então a missão é de todos juntos, porque somos a Igreja! Sozinhos, não, é para todos. Não só hoje: todo dia, sempre!

Vamos falar todos juntos, bem alto: por a mão na boca e dizer: "Deus chama"; por a mão no ouvido e dizer: "quero ouvir a sua voz". Agora vamos fazer juntos: "Deus chama, quero ouvir a sua voz".

(Distribuir as varetas com os sorrisos para as crianças) Quando cantamos o Hino da IAM o refrão fala da alegria de ser missionário, de ser Igreja em saída. Vamos cantar? (quando chegar no "sirvo alegre ao Reino de Deus", mostre a vareta).

Dinâmica: Formar um círculo com as crianças, na mão do coordenador a vareta com o sorriso, enquanto toca o Hino da IAM, vai passando a vareta com o sorriso, quando a música parar quem estiver com a vareta do sorriso diz uma forma de ser Igreja em saída. (Pode dar uma dica, por exemplo: ajudar o amiguinho, rezar por ele, ler a Bíblia, perdoar, fazer as pazes com quem brigamos, ajudar os necessitados, visitar os doentes, ir na missa pra ficar pertinho de Jesus, comungar...). Finalizar dizendo que toda vez que deixamos de pensar em nós e pensarmos no sofrimento do outro e o ajudarmos com alegria, somos uma igreja que deve estar sempre em missão e na alegria de ter o amor de Jesus.

Oração final - Oração da Campanha Missionaria 2017: Deus de misericórdia, que enviaste o Teu Filho Jesus Cristo e nos sustentas com a força do Espírito Santo, ensina-nos a caminhar juntos e, a exemplo de Maria, nossa Mãe Aparecida, na celebração dos 300 anos do encontro da imagem, sejamos, em toda a parte, testemunhas proféticas da alegria do Evangelho para uma Igreja em saída. Amém.

- Compromisso comunitário: imprimir e colar  no mural da paróquia a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, disponível no site das POM: www.pom.org.br
- Compromisso individual: Mostrar o sorriso e contar o que Jesus disse para as mulheres.
- Compromisso além fronteiras: Rezar uma Ave Maria para os missionários do mundo, para que seus corações estejam sempre cheios de alegria para anunciar Jesus como ele pediu.


2º Encontro - Espiritualidade Missionária
Ambientação: Preparar o ambiente conforme semana anterior acrescentando e destacando imagem de Nossa Senhora Aparecida. Enfeitar a Bíblia como no cartaz da Campanha Missionaria e convidar um dos participantes a introduzi-la na hora da leitura.

Acolher com a saudação da IAM: "De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!". Caso tiver a presença do convidado, apresentar o missionaria às crianças e acolher com uma salva de palmas.

A alegria está no coração, de quem já conhece a Jesus,
A verdadeira paz só tem aquele, que já conhece a Jesus.
O sentimento mais precioso que vem do nosso Senhor
É o amor que só tem, quem já conhece a Jesus. (2x) 

Posso pisar numa tropa e saltar as muralhas. Aleluia, aleluia! (2x)
Ele é a rocha da minha salvação, com Ele não há mais condenação.
Posso pisar numa tropa e saltar as muralhas. Aleluia, aleluia. (2x)

Reflexão: E é com essa alegria de quem já conhece Jesus e quer levá-lo a todos os continentes que vamos iniciar nosso encontro de hoje fazendo o sinal da cruz: em nome do Pai...
Na semana passada nós conversamos sobre  qual tema? (Dar tempo, incentivar para que as crianças respondam) Qual foi o recadinho de Jesus? O que o Papa Francisco nos pede?
Para sermos Igreja alegre que vai ao encontro dos pobres dos que precisam de ajuda.

Palavra de Deus: Mateus 28, 9 e Lucas 24,32
(Acolher a Bíblia com um cântico de aclamação, enquanto se canta passar dançando com a Bíblia entre os participantes para que as crianças possam tocar a Palavra de Deus. Ao terminar, cantar ou ouvir a música novamente e as crianças beijam a Bíblia. Sugestão de canto: No Evangelho da Vida)

A alegria tem a sua motivação mais profunda no encontro com Cristo ressuscitado. A primeira saudação de Jesus ressuscitado às mulheres que foram ao túmulo foi: “Alegrai-vos!” (Mt 28, 9). Os discípulos de Emaús sentiram seu coração se aquecer quando Jesus falava pelo caminho (cf. Lc 24,32). A presença de Jesus sempre provoca muita alegria!

Oração: Deus Pai enviou seu Filho Jesus para a salvação de todos. Hoje, nós também somos enviados até os confins da terra. Como discípulos missionários apresentemos nossas preces dizendo todos: Envia-nos Senhor, a anunciar a alegria do Evangelho!

1) Pelos missionários e missionarias que sua alegria contagie e motive a todos, rezemos.
2) Para que o   Papa Francisco, os Bispos, Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, para que na alegria do Evangelho não tenham medo de ir ao encontro dos mais necessitados, rezemos.
3) Pela Infância e Adolescência Missionaria para que a exemplo destes pequenos grandes missionários, outros também se coloquem no caminho da missão, rezemos.
4) Para que a Juventude Missionaria seja verdadeiro exemplo de solidariedade e amor para com os mais necessitados, rezemos.
5) Por intercessão de Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, padroeiros das Missões, fazei crescer em nós o compromisso com a missão universal, rezemos.

Rezemos uma Ave Maria para  cada continente. Para os missionários que estão à serviço de Jesus Cristo na Europa, Africa, Ásia, América e Oceania

Testemunho: Partilha do testemunho do convidado. Caso o grupo não tenha alguém para testemunhar, assistir o quinto vídeo do DVD da Campanha Missionária 2017:



Compromisso: Rezar com a família uma Ave Maria diária pelas missões.

Oração final - Oração da IAM: Pela vossa Santa Infância, ó Jesus, compadecei-vos das pobres crianças e adolescentes que não vos conhecem; protegei-os e enviai muitos missionários para que elas vos reconheçam e tenham vida em abundância. Amém.



3º Encontro - Compromisso Missionário

Sugestão: Missão na comunidade
Sugerimos a realização de uma missão, com visitas às famílias da comunidade. Preparar com antecedência uma lembrancinha para ser entregue às famílias visitadas na missão.

Acolhida: Antes de sairmos para a missão nós vamos ouvir com muito carinho as palavras de um grande missionário, Dom Helder Câmara, ele gostava muito de ajudar os mais pobres, e escreveu essa linda oração:



Missão é partir (Dom Helder Câmara)
Missão é partir, caminhar,
Deixar tudo, sair de si,
Quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso eu.
É parar de dar voltas ao redor de nós mesmos,
Como se fôssemos o centro do mundo e da vida.
É não se deixar bloquear nos problemas
Do pequeno mundo a que pertencemos:
A humanidade é maior.
Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros.
É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos,
Descobri-los e encontrá-los.
E, se para encontrá-los e amá-los
É preciso atravessar os mares
E voar lá nos céus,
Então Missão é partir até os confins do mundo.

Dom Helder nos diz que, como missionários, devemos olhar para o outro, ver o que ele precisa, e que as vezes as pessoas que precisam podem estar bem pertinho de nós, mas se ele estiver longe também devemos ir até ele... De que forma podemos ir? Se estão longe? Podemos ir até eles rezando e ajudando com nossa moedinha, então antes de sairmos vamos rezar pelos missionários que estão longe, e por nos pedindo a proteção para a nossa missão.

- Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e a oração da IAM.
- Fazer a oferta para o cofrinho missionário.
- Sair para a missão levando a bandeira e cantando o hino da IAM.
- Não esquecer o sorriso na vareta ou no crachá, representando a alegria de ter Jesus.
 - Ao retornar questionar se gostaram... E como foi a experiência.

Compromisso: Rezar uma Ave Maria para os missionários da Diocese e paroquia...

- Convidar missionários de sua paroquia, a família e amigos para o quarto encontro.
- Distribuir os envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões.


4º Encontro - Vida de Grupo
Sugestão: Gincana Missionária
O grupo deve ser subdividido em cinco pequenos grupos, representando as cores dos continentes, ou conforme a realidade. Outros grupos pastorais que trabalham com crianças, adolescentes e jovens podem ser envolvidos na atividade, animando missionariamente a comunidade.

Tarefas antecipadas:
1. A equipe deve pesquisar e apresentar, de forma criativa, os costumes, cultura, idiomas, comidas típicas do continente que está representando.
2. O grupo que arrecadar a maior quantidade de alimentos perecíveis ou realizar uma coleta financeira para as missões.
3. Preparar um painel representando a o tela e lema da Campanha Missionária 2017: "A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” e “Juntos na missão permanente”.
4. Pesquisar se na diocese existem missionários de outros países, e se a diocese tem missionários atuando além fronteiras. Apresentar nome e local.
5. Pesquisar e apresentar uma curiosidade dos padroeiros das missões (Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier).
6. Confeccionar um terço missionário com material reciclado.
(Ainda pode-se pontuar pela equipe mais animada, o grupo que tiver a maior quantidade de familiares presente, o grupo que melhor se apresentar a cor do continente que está representando.)

Tarefas locais:
1. Circuito de tempo - Espalhar pelo espaço objetos que representem a missão (crucifixo, Bíblia, sandálias, mochila, terço missionário, globo/mapa terrestre, imagem de São Francisco Xavier, imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus, imagem de São Francisco Xavier, sino); os objetos devem ser colocados à vista, mas com obstáculos (ex. terço dentro de uma piscina de bolinhas, sandálias penduradas em uma árvore, imagem de São Francisco e Santa Teresinha espalhadas com as de outros santos). Os objetos devem ser recolhidos conforme a ordem estabelecida no mapa. Ganha a equipe que recolher todos os objetos em menos tempo.



2. Jogo da Memória - Cada equipe escolhe um representante. À este, será apresentado, durante 10 segundos, o cartaz da Campanha Missionária 2017. Após são feitas algumas perguntas sobre o cartaz (as perguntas podem ser feitas de forma coletiva e ganha quem acertar ou é escolhida uma pergunta para cada equipe) como: Quantos símbolos missionário tem no cartaz? Quantas camisetas tinham uma figura? Quantas pessoas tem no grupo do Papa? Quantos instrumentos estão representados no cartaz? A figura que esta com a Bíblia representa qual continente?

3. Revezamento Missionário - A equipe deverá escolher cinco participantes, um para cada continente, que deverá estar usando algo que identifica o continente - uma bandana, lenço, faixa no pulso. Marcar o ponto de saída e chegada e onde estará localizado cada jogador. Os participantes passarão o cartaz da Campanha Missionaria enrolado (ou outro objeto) como se fosse o bastão. Os competidores devem estar rezando a Ave-Maria para os missionários dos continentes que estão representando (ex. a Oceania vem  correndo e rezando com o bastão quem receber o bastão continua também com a oração). Ganha o grupo que chegar primeiro.

4. Quebra Cabeça - Ganha a equipe que montar primeiro um quebra cabeça feito com o cartaz da Campanha Missionária 2017.


Sugestão: "O ladrão da alegria"
O grupo pode convidar as parentes, amigos e a comunidade e encenar a peça "O ladrão da alegria" (veja vídeo abaixo). Ao final, apresentar o trabalho realizado durante o mês.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.