Celebração Mariana


Esta semana estaremos celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. As crianças e adolescentes da Infância e Adolescência Missionária (IAM) tem como compromisso “tornar Nossa Senhora, a mãe de todos os povos, conhecida e amada”. Propomos que neste Mês Missionário, os grupos da IAM realizem esta Celebração Mariana, subsídio utilizado em preparação da 5ª Jornada Nacional da IAMEsta celebração foi preparada pela assessora Ir. Antonia Vãnia Alves de Sousa, da Arquidiocese de Curitiba (PR).
Você também pode fazer o download da celebração, clicando aqui.

TEMA: “MARIA MEDITAVA TODAS AS COISAS EM SEU CORAÇÃO”. (Lc 2, 19)

AMBIENTAÇÃO - Providenciar símbolos da missão universal da Igreja: globo, cores dos continentes, fotos ou figuras representando os missionários e crianças de cada um dos continentes, colocando em evidência a Oceania com suas especificidades. Imagens de Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos ou Nossa Senhora da Paz (Padroeira da Oceania), Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, flores, terço, vela, cruz da IAM, um cartaz com um Coração, flores feita de papel escrito as virtudes de Maria para serem colocadas no coração.

(Começar a celebração com uma acolhida calorosa, sinal da cruz cantado/rezado)

CANTO: Hino da Infância Missionária – CD Infância Missionária canta (pode-se cantar todo ou somente a primeira estrofe)


Vida abundante ao mundo ofereço.
Quero acender a chama do amor.
Sou missionário e mesmo pequeno,
Sirvo alegre ao Reino de Deus.

Mãe de Jesus e das crianças
Que mais precisam do nosso amor.
Acolhe a todos sob o teu manto.
Guia-nos sempre para o Senhor.

Seguindo os passos dos padroeiros,
Vamos a vida inteira doar:
Como Francisco e Teresinha,
Nossa missão é Cristo anunciar!

Com alegria, construiremos,
Senhor Jesus, teu Reino de amor.
A Boa Nova anunciaremos,
Com nossa vida, em teu nome, Senhor.

ANIMADOR: Com muita alegria, iniciemos a nossa celebração com Maria, a Missionária do Pai, escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador. Ela, hoje, nos convida a irmos ao encontro dos nossos irmãos e irmãs e juntos fazermos o Reino de Deus acontecer aqui na terra.
TODOS: Contigo Mãezinha, queremos caminhar!

LEITOR 1: O silêncio de Maria, nos ensina a importância da “escuta”. Ouvir a voz de Deus em tudo, na sua Palavra, lida e meditada, no clamor do povo, principalmente dos nossos irmãos e irmãs necessitados.
TODOS: Contigo Mãezinha, queremos escutar!

LEITOR 2: O “SIM” de Maria marcou a história da humanidade que até os dias de hoje todos os povos e nações reconhece Maria como a Escolhida de Deus, Co-Redentora, Mãe e Rainha.
TODOS: Contigo Mãezinha, queremos dizer o nosso sim!

LEITOR 3: Maria nos ensina a silenciar. É no silêncio da oração que Maria escuta a voz de Deus: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”(Lc 1,28b) O silêncio de Maria não é um silêncio vazio, é silêncio que faz ecoar o anúncio da nova aliança de Deus com o seu povo.
TODOS: Contigo Mãezinha, queremos silenciar!

LEITOR 4: Silenciar para melhor discernir! Maria percebe que, a voz que vem de Deus não deixa dúvidas! “Não temas, Maria! Encontrastes graça junto de Deus...” (Lc 1,30). Ela, soube acreditar.
TODOS: Contigo Mãezinha, queremos confiar!

LEITOR 5: Com confiança na Palavra encarnada, Maria sente a necessidade do diálogo. “Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?” (Lc 1, 34). Mulher de oração, que acolhe em seu coração os desejos de Deus. “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; ...” (Lc 1, 35) A oração é o mais profundo diálogo com Deus, e o nosso sim a esse chamado, nos convida a uma ação concreta – Assumir nossa Missão na Igreja e de Igreja viva e missionária.
TODOS: Contigo Mãezinha, queremos assumir nossa missão!

LEITOR 1: O “SIM” de Maria, é completo! Não tem restrições, ela “guarda tudo em seu coração...” (Lc 2, 19) e assume todos os riscos desse chamado confiante, pois “Para Deus, com efeito, nada é impossível.”( Lc 1, 37)
TODOS: Contigo Mãezinha, queremos arriscar!

LEITOR 2: Mulher de Fé! Deu o seu “sim”, despojando-se de si mesma, colocando-se na condição de serva: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra!” (Lc 1, 38). E Deus fez grandes coisas em seu favor, e hoje, quer caminhar ao lado daqueles que se faz um com os outros.
TODOS: Contigo Mãezinha, queremos caminhar!

CANTO: Certo dia, em Nazaré – CD Sementinha 3


Certo dia em Nazaré, numa casa pequenina,
veio o anjo Gabriel, quis falar com a menina.

Ave Maria, ave Maria. (bis)
A mensagem foi ouvida, com surpresa e atenção.

Ela foi a escolhida pra trazer a salvação.
A menina encontrou em Deus, muita graça e muito amor.
E por isso respondeu: "Sim, aqui estou, Senhor."

ANIMADOR: Maria é repleta do favor Divino, “Bendita entre todas as mulheres da terra”. (Lc 1, 42b). Vamos refletir um pouco, sobre esta Mulher tão amada. (pode-se formar um círculo para a partilha). Quem é Maria para você? O que você sabe sobre Maria? Por que a chamamos de "Santa"? Você sabe por que Maria tem tantos títulos?

CANTO: Mãezinha do céu


Mãezinha do céu, eu não sei rezar;
Eu só sei dizer: "Quero te amar"
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu (2x)

Mãezinha do céu, Mãe do puro amor,
Jesus é teu filho, E eu também sou
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu (2x)

ANIMADOR: Chegou a hora de depositar no coração dessa Mãe tão amada as nossas súplicas e preces. Ela, que tudo guardava em seu coração, que possa apresentar ao seu Filho Jesus e nosso Irmão a nossa oração.

LEITOR 3: Mãe do Céu, de muitos títulos e virtudes. No Brasil é venerada com o nome de Aparecida, que há 300 anos apareceu a três pescadores no Rio Paraíba do Sul, os quais, buscavam alimento num tempo de escassez. Suplicamos, Ó Mãe Aparecida a tua proteção sobre todo o povo brasileiro e por todos os missionários que lutam por uma sociedade mais justa e fraterna.
TODOS: Cheia de Graça, intercedei por nós!

LEITOR 4: Mãe do Santo Rosário, que em Fátima apareceu aos três pastorzinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, neste centenário de sua aparição, te pedimos, olhai pelas crianças do mundo inteiro, preservai sua inocência e as proteja de todos os perigos com o seu manto materno.
TODOS: Cheia de Graça, intercedei por nós!

LEITOR 5: Mãe e Auxílio dos Cristãos, padroeira da Oceania Nossa Senhora da Paz, olhai com misericórdia por todos os povos nativos, para que sintam o seu carinho materno e sejam amparados em todas as suas necessidades.
TODOS: Cheia de Graça, intercedei por nós!

ANIMADOR: Confiantes na intercessão de nossa amada Mãe, rezemos juntos, suplicando a sua proteção a todos os missionários e missionárias, crianças e adolescentes de todos os
continentes.
TODOS: Ave Maria cheia de graça...

CANTO:
Quem és tu, senhora, vestida de azul? /:Que acolhes romeiros do norte e do sul?:/
Ave, Ave, Maria!
Quem és tu senhora de verde vestida? /:Que animas teus filhos na luta da vida?:/
Quem és tu senhora? Vermelho é teu manto; /:que amparas, consolas teu povo no pranto?:/
Quem és tu senhora? És negra na cor. /:Do negro, o escravo, ouviste o clamor.:/
Quem és tu senhora? É branca tua veste. /:Libertas os pobres da fome e da peste.:/
De manto amarelo, quem és tu senhora? /:Conclamas o mundo à paz sem demora.:/
És Aparecida que apareceu /:ao pobre, ao pequeno, aos filhos de Deus.:/


ANIMADOR: Maria é modelo de virtudes. O nosso Papa Francisco em suas homilias sobre Nossa Senhora, nos garante que Maria vela por todos e cada um de nós com seu jeito afetuoso e misericordioso de uma Mãe que ampara seus filhos com amor. E nos incentiva a sentir o seu olhar materno e cheio de ternura. Com seu auxílio chegaremos a Jesus! (cada um pega uma flor com uma virtude de Maria, a mesma, será depositada no coração, onde cada um vai falar a seguinte frase: Mãe Auxiliadora, conserva no meu coração a virtude... Agora cada um pega uma flor da caixinha, observe a virtude que pegou e colocando no coração reze a seguinte frase - todos falam juntos a primeira parte da frase e em seguida a virtude é falada individualmente)
TODOS: Mãe Auxiliadora, conserva no meu coração a virtude da... (citar a virtude que pegou)

LEITOR 1: A Igreja em todo o mundo, busca no exemplo de Maria ser sinal da presença de Cristo ressuscitado. Cada Igreja tem suas características próprias e destacam-se pela riqueza de suas tradições e costumes.

LEITOR 2: Vejamos como as virtudes de Maria estão enraizadas na cultura dos povos oceânicos. Olhando a realidade da Oceania, percebemos os traços da Mãe Auxiliadora e Senhora da Paz.

LEITOR 3: A Oceania é uma Igreja que ainda está em construção, devido a sua característica geográfica isolada dos demais continentes. Mesmo com os desafios, a Igreja da Oceania tem buscado por meio dos missionários essa unidade de um modo harmonioso e fecundo.

LEITOR 4: O seu carácter plural e a sua grande riqueza cultural. Destacamos aqui alguns aspectos importantes: os povos do continente geraram culturas ricas de sentido do sagrado, de alegria de viver, de valores de acolhimento e fraternidade, que facilitaram a sua abertura ao Evangelho e que no Evangelho encontraram uma força potenciadora desses valores. Maria, Mãe Auxiliadora está presente na vida deste povo de forma inerente.
TODOS: Mãe, ajuda-nos a seguir o evangelho de Jesus e nunca nos afastar de Ti Mãe acolhedora.

ANIMADOR: A Igreja da Oceania é também uma Igreja de emigrantes, de populações que se misturaram com os nativos e se espalharam pelas ilhas do Pacífico, populações oriundas da Europa, da Ásia, das Américas. Também por este motivo a Igreja da Oceania é uma Igreja de rosto plural. (Aqui, pode-se destacar as fotos/recortes dispostos no ambiente)
TODOS: Mãe Auxiliadora, ajuda-nos a acolher todos os povos e nações com fraternidade.


LEITOR 5: Maria, conservava todas as coisas em seu coração, e as meditavam com sabedoria. Olhando a realidade de todos os povos, procuremos meditar e conservar em nossos corações todos os ensinamentos deixados por Jesus. Acolhamos a Palavra com amor cantando.

CANTO: Aleluia, aleluia, aleluia! (CD – As crianças cantam o tempo comum)


Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
Tua palavra é lâmpada para os meus pés.
Tua palavra é luz para o meu caminho.
Aleluia, aleluia, aleluia! (bis) Aleluia!

ANIMADOR: Lc 2, 33-35 (breve partilha da Palavra)

LEITOR 1: Na Apresentação de seu Filho no templo – Maria Santíssima foi transpassada por uma espada.
TODOS: Maria meditava todas as coisas em seu coração.

LEITOR 2: Quando Simeão profetizou que o Filho dela seria a salvação de muitos, mas também serviria para ruína de outros.
TODOS: Maria meditava todas as coisas em seu coração.

LEITOR 3: A virtude que aprendemos nesta passagem é a da santa obediência. Sejamos obedientes aos pais e aos que nos ajudam a crescer, porque são eles instrumentos de Deus.
TODOS: E nós meditamos todas as coisas no coração.

ANIMADOR: Com muita atenção vejamos alguns ensinamentos de Maria para nós cristãos e missionários de Jesus e da sua Igreja, que o nosso Papa Francisco destaca em suas homilias sobre Nossa Senhora.

LEITOR 4: Maria, é a mãe que cuida dos seus filhos para que cresçam mais e mais, cresçam fortes, capazes de assumir responsabilidades, de assumir compromissos na vida, de tender a grandes ideais.

LEITOR 5: Maria é a mamãe boa, e uma mamãe boa não somente acompanha os filhos no
crescimento sem evitar os problemas, os desafios da vida; uma mamãe boa ajuda também a tomar decisões definitivas com liberdade.

ANIMADOR: Toda a existência de Maria é um hino à vida, um hino de amor à vida: Ela gerou Jesus na carne e acompanhou o nascimento da Igreja no calvário e no cenáculo.
Rezemos.

ORAÇÃO: Maria, faze-nos sentir teu olhar de Mãe, guia-nos até o teu Filho, faze que não sejamos cristãos de vitrine, mas cristãos que sabem construir, com teu filho Jesus, o seu reino de amor, de alegria e de paz. Amém. AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA...

ANIMADOR: Que o Senhor nos abençoe e nos guarde e nos conduza no caminho que nos leva ao céu. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

CANTO FINAL: Poema de Amor: Tu és o sol – (Eugênio Jorge)


Tu és o sol do novo amanhecer,
Tu és farol, a vida a renascer.
Maria, Maria, és poema de amor,
És minha Mãe e Mãe do meu Senhor.

Hoje eu quero acordar e te ver junto a mim.
Quero hoje cantar poemas de amor sem fim.

Com a luz do teu olhar vou semear a esperança.
Pelo tempo vou voar, sentir que sou criança.

Teu carinho e ternura abraçam todo o mundo.
Teu sorriso de candura, certeza de amor profundo.

ORAÇÃO JUBILAR 300 ANOS DE BÊNÇÃOS DA MÃE APRECIDA
"Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem. Há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão!

Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tendes sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado!

Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo. Amém!"


Postar um comentário

0 Comentários