Nos dias 03 e 04 de março, a Diocese de Caxias (MA) realizou seu sexto Encontro Diocesano de Assessores da Infância e Adolescência Missionária e o primeiro encontro diocesano da Juventude Missionária.
O encontro, realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na cidade de Caxias, teve com o tema: "Sal da terra, luz do mundo" (Mt 5, 13-14) e contou com representantes das paróquias das cidades de Aldeias Altas, Caxias, Matões, Parnarama, São João do Sóter e Timon, esteve também presente o coordenador regional da JM, Francisco.
O primeiro dia iniciou-se com a oração, leitura do evangelho de Mateus e reflexão com o padre Jean que é o pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, também marcou presença o bispo diocesano, Dom Sebastião Duarte.
Ana e irmã Verônica fizeram uma palestra sobre o tema central do encontro. Logo após foi feito um trabalho de grupo, onde os assessores estudaram um texto sobre o que é ser leigo. Após o almoço os assessores da IAM, tiveram uma palestra sobre: Psicopedagogia, Desenvolvimento humano e análise institucional, com a assessora e pedagoga Regina.
Na sala onde estavam reunidos os membros da JM, a manhã foi de estudo sobre a Pontifícia Obra da Propagação da Fé e a tarde foi uma formação sobre a Juventude Missionária realizada pelo coordenador regional.
No início da noite os participantes visitaram o Shopping da Cidade, para a exposição do Santo Sudário um momento emocionante e reflexivo. As atividades da noite foram concluídas com um luau onde os presentes rezaram, louvaram e interagiram.
No segundo dia, pela manhã a oração inicial feita pelo diácono Emanoel. Logo após foi feito um repasse da Campanha da Fraternidade 2018, com uma metodologia para se trabalhar com as crianças e adolescentes, com o assessor, Paulinho. Após, os participantes se dirigiram até a igreja de Nossa Senhora das Graças, na qual foi realizada a celebração presidida pelo diácono Emanoel, da cidade de Timon e o diácono Alberto, da paróquia acolhedora.
Depois da celebração o coordenador regional da Juventude Missionária do Maranhão, Francisco apontou algumas dicas de como a Infância e Adolescência e Juventude Missionária, podem trabalhar juntas uma apoiando a outra, já que temos os mesmos tripé de sustentação, que são a Oração, Sacrifício e Solidariedade. Foi também o momento de repasse do calendário e a equipe acertar algumas datas para alguns eventos durante o ano.
0 Comentários