“Amazônia em Missão, o Evangelho e alegria” esse foi o tema da Assembleia do Conselho Missionário Regional Norte 2 (COMIRE), que ocorreu de 28 de abril a 1° de maio, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Pará e Amapá, em que reuniu aproximadamente 30 pessoas.
Os participantes vieram dos Conselho Missionário Diocesano – COMIDIs, Comissão Missionária dos Seminaristas – COMISE e das expressões missionárias como a Infância Adolescência Missionária – IAM, Juventude Missionária – JM, Santas Missões Populares – SMP, Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s, Instituto Regional Pastoral – IPAR, Conselho Indigenista Missionário – CIMI e Congregações e Institutos Missionários como Xaverianos e Pontifício Instituto das Missões Exteriores no Brasil – PIMI.
Padre Antônio Niemiec, secretário do Conselho Missionário Nacional – COMINA assessorou a Assembleia. Ele apresentou também a proposta metodológica do Programa Missionário Nacional e ressaltou que “A missão é a essência da Igreja”.
Nos dias da Assembleia, houve a retrospectiva das atividades missionárias do triênio, além da partilha das boas notícias, falhas e dificuldades que apontaram prioridades para a atuação missionária no Regional e que dentre elas foram:
- Menos clericalismo e mais empoderamento para os leigos.
- Os três “T” do papa Francisco (terra, teto e trabalho).
- Igreja em saída ao encontro dos migrantes.
- Articulação que permita integração e sintonia.
- Formação missionária dos presbíteros.
- Valorização de leigos e leigas
- Formação de modo geral
- Sustentabilidade
- Expandir os compromissos da Igreja com a sociedade.
- Sensibilização missionária do clero.
Ao final da Assembleia, iniciou o processo de eleição conduzida pelo padre Nello Ruffaldi que apresentou a proposta de dividir o Regional em sub-região para melhor articulação missionária. Em seguida, ocorreu a votação para a eleição da nova coordenação do COMIRE: Pe. Paolo Adreoli como coordenador estatuário, Renan do Rosário, Taiana Ramos, Mailson da Nóbrega, Leidiane Gomes e Suzimar Figueira.
“Esses dias foram muito importantes para articulação das forças missionárias do Regional Norte 2. Que Jesus de Nazaré, o grande missionário do Pai abençoe nossos trabalhos”, disse Taiana Ramos (SMP).
FONTE: CNBB - Norte 2
0 Comentários