Jornada Missionária na Diocese de São Miguel Paulista - Homilia de Dom Manuel Parrado Carral


A celebração da 6ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária na Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), ocorreu no dia 26 de maio. Além de recordar o 175º aniversário da Obra, as crianças e adolescentes presentes celebraram os 25 anos de presença da IAM na diocese.

A celebração da Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral. Confira sua mensagem:

Queridas crianças, caros adolescentes da Infância e Adolescência Missionária, pequenos missionários de nossa Diocese de São Miguel Paulista. Sinto-me feliz por presidir esta celebração e em acolher e saudar a todos vocês que aqui vieram acompanhados por seus coordenadores e assessores a quem agradeço pelo empenho e dedicação em tornar presente em nossa Igreja Particular a Dimensão Missionária.

Como afirmou o Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2017, a missão está no coração da fé cristã. A Igreja é por sua natureza missionária e se assim não for, deixa de ser a Igreja de Jesus Cristo. Nessa oportunidade quero, oficialmente, expressar nossos agradecimentos e gratidão aos que se dedicam com tanto amor e com tanta generosidade na assessoria da IAM em nossa diocese.

Queridos adolescentes e crianças, membros da Infância e Adolescência Missionária, Jesus os ama e Ele os ama muito. É o que ouvimos no evangelho que foi proclamado: "Deixem as crianças virem a mim, porque o Reino do Céu pertence a elas". E Jesus conta com vocês , não importa qual seja o tamanho e a idade, para fazer chegar a todas as crianças e aos adolescentes do mundo sua mensagem de amor e de paz. A Infância e Adolescência Missionária são muito importantes na ação missionária da Igreja. Como afirma o Papa Francisco: "Os membros da IAM vivem com alegria o dom da fé e rezam para que a luz de Jesus chegue a todos os meninos e meninas do mundo".

Como bispo desta Diocese de São Miguel Paulista, eu também conto com vocês na ação missionária evangelizadora em nossas comunidades e em todo o lugar de nossa diocese, pois, onde vocês estiverem aí estará o pequeno missionário para falar de Jesus e para testemunhar, por sua maneira de ser e de agir, a pessoa de Jesus Cristo.

Muitas crianças e adolescentes da idade de vocês nunca ouviram falar de Jesus e "têm uma imensa necessidade de alguém que com a própria vida lhes diga que Jesus nos conhece, nos ama e nos perdoa, partilha conosco nossas dificuldades e nos sustenta com a sua graça", afirma o Papa Francisco.

E o Papa continua dizendo: "Mas para falar aos outros de Jesus é preciso conhecê-Lo, é preciso amá-Lo, fazer experiência d'Ele na oração, na escuta de sua Palavra". É o que nos ensina o menino Samuel na primeira leitura que acabamos de ouvir. Estar sempre atento ao chamado e corresponder a este chamado. O Senhor chama a cada um de vocês a trabalhar em seu campo; chama-os a serem alegres protagonistas de sua Igreja, prontos a comunicar a seus amigos aquilo que Jesus lhes comunicou.

Nossa diocese está em festa e com carinho e o reconhecimento de Pastor desta Igreja Particular eu me uno a vocês crianças, adolescentes, membros da IAM e a seus coordenadores e assessores neste dia tão importante e significativo quando celebramos os 175 anos de fundação da Infância e Adolescência Missionária e os 25 anos de caminhada da IAM em nossa diocese.

Faço aqui um pedido e lanço um desafio: que a partir da celebração destes 25 anos de caminhada haja um reflorescer da IAM em nossa diocese até atingir todas as paróquias. Jesus vai ficar muito contente com vocês! Aceitam o desafio?

Queridas crianças e adolescentes não se esqueçam da mãe de Jesus e nossa Mãe. Junto dessa querida Mãe, na oração do Terço Missionário, vocês aprenderão, cada vez mais, como fazer Jesus conhecido e amado por todas as crianças e adolescentes do mundo. Peço que rezem pelas vocações. Que o Senhor nos envie fervorosas e santas vocações sacerdotais, religiosas e leigas para trabalharem em sua vinha.

Dom Manuel Parrado Carral
Bispo da Diocese de São Miguel Paulista

Postar um comentário

0 Comentários