IAM do Regional Nordeste I realiza aprofundamento missionário


Entre os dias 29 de junho e 01 de julho, foi realizado o encontro de Aprofundamento da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Nordeste I - Ceará. O encontro foi assessorado pela Secretária Nacional, Ir. Patrícia, que se fundamentou no tema “IAM construindo sinodalidade e comunhão” e foi sediado na Casa Verde Retiros, uma casa de encontros próxima a praia, possibilitando um cenário representativo da capital cearense e um ambiente acolhedor para os encontristas.

O tema vem sendo trabalhado desde o ano passado com o intuito de fortalecer a identidade e o compromisso missionário nas Igrejas do Brasil para uma perspectiva de saída inspirada pelo documento Ad Gentes, por isso, trazê-lo para o contexto da IAM tem uma grande relevância. Além disso, o tema dá espaço para que seja trabalhado o cerne do carisma missionário da IAM que preza pelo protagonismo infantil voltado à mundialidade, visto que, para isso é necessário que os assessores andem juntos e em comunhão com as crianças.


Acerca disso, Jordeane Silva, coordenadora da IAM na Diocese de Tianguá, afirma que “participar da formação foi renovação e fortaleza. Me fez questionar e voltar a fonte onde Dom Carlos convida a caminhar juntos na oração e sacrifício, voltei ao momento que conheci a IAM há 12 anos quando a abracei e, desde então, não consigo mais largar. Caminhar juntos é preciso e necessário para que possamos estar sempre em comunhão com a comunidade, a paróquia, a diocese, o regional o nacional e o internacional. A IAM por si nos faz estar em comunhão sempre.”

Durante os três dias, os aproximadamente 30 participantes de oito diferentes dioceses (Quixadá, Iguatu, Fortaleza, Limoeiro, Crateús, Tianguá, Itapipoca e Sobral) aprenderam sobre o caminhar junto, a importância de se estar em comunhão sendo uma obra pontifícia, os avanços que precisam ser dados e celebraram juntos a alegria da missão com um passeio pela Beira-Mar de Fortaleza na noite recreativa. No último dia, todos participaram da Missa de encerramento em uma Paróquia próxima ao local o encontro.


O encontro foi encerrado em um clima de alegria e comunhão, como testemunha Monaliza Maciel, representante da Diocese de Quixadá, “foram momentos valiosos para a missão que Deus me confiou, como também para a minha vida pessoal. Gratidão a Deus e a todos envolvidos nessa Obra!”.

Postar um comentário

0 Comentários