Como surgiu o blog da Garotada Missionária


O blog da Garotada Missionária completará no mês de outubro quinze anos de existência na internet, partilhando informações da Infância e Adolescência Missionária de todo o Brasil e do mundo. Mas você sabe como começou o trabalho e quem está à frente da manutenção do blog?

A 'Garotada Missionária' nasceu do desejo do grupo de Infância e Adolescência Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), de divulgar as atividades missionárias que realizavam com as crianças e adolescentes.

Iniciando essa divulgação, o grupo criou em maio de 2003, nas comemorações dos 160 anos da Obra, um informativo impresso que levava o nome 'Garotada Missionária'. A iniciativa foi dos assessores do grupo - irmã Loredana Pignata, Missionária da Consolata, e do jovem Rodrigo Alves Piatezzi, na ápoca, com 17 anos. "O informativo tinha como objetivo divulgar as atividades realizadas pelo grupo e as notícias missionárias da Igreja, principalmente entre as crianças que participavam da catequese.", lembra Rodrigo. O jornal, que teve quarenta edições, era produzido pelas crianças e adolescentes da IAM e entregue mensalmente nos encontros e celebrações que reuniam as crianças da comunidade.

Acompanhando as evoluções tecnológicas e com o intuito de atingir um maior número de pessoas e integrar os grupos de Infância e Adolescência Missionária na internet, em outubro de 2003, surge o blog da Garotada Missionária. Da partilha inicial dos grupos presentes na Diocese de São Miguel Paulista e depois das atividades no Estado de São Paulo, o blog foi ganhando proporções nacionais, divulgando o trabalho da Obra em todas as regiões do Brasil e reunindo diversos subsídios para as crianças e seus assessores.

A existência do blog chegou ao conhecimento do Secretariado Nacional da IAM, iniciando um trabalho em parceria. Em fevereiro de 2011 foi oficializado como o blog da Infância e Adolescência Missionária do Brasil.

O blog foi responsável pelo início do Concurso de Músicas da Juventude Missionária, que resultou no CD nacional, lançado em 2012 pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM); pelo Concurso Nacional de Desenhos da IAM, realizado durante o ano de 2011; do concurso de escolha dos nomes dos mascotes da IAM, em 2013; pela cobertura e transmissão do primeiro Congresso Americano, realizado na cidade de Aparecida (SP), em 2014; e pela divulgação dos materiais das primeiras Jornadas Nacionais.

A 'Garotada Missionária' também está presente nas redes sociais, possuindo canais no Youtube, Facebook, Flickr e Google+, o que tem aumentado significamente o número de acessos e a divulgação da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária.

A Diocese de São Miguel Paulista continua à frente do trabalho de manutenção do blog, tendo como principal responsável um de seus fundadores, que a quinze anos realiza o trabalho de forma voluntária. "Em meio ao trabalho, estudos, família e a asssessoria dos grupos na diocese, tenho a alegria de encontrar tempo para partilhar as atividades da IAM no blog da Garotada Missionária. É gratificante saber que a meta inicialmente traçada foi conquistada - ser um canal de integração entre os diversos grupos da IAM do Brasil!", partilha Rodrigo Alves Piatezzi. 

Equipe de coordenação da IAM da Diocese de São Miguel Paulista. À direita, Rodrigo Alves Piatezzi, responsável pelo blog da Garotada Missionária.

Os números da Garotada Missionária
De Norte à Sul do Brasil, os grupos de Infância e Adolescência Missionária realizam inúmeros encontros de implantação e formação para assessores e coordenadores de grupos, além de celebrações, encontros de espiritualidade e animação (pedaladas, bate-latas, gincanas); momentos que são partilhados no blog, na página do Facebook e do Youtube da Garotada Missionária.

O blog está no endereço atual desde 2009 - garotadamissionaria.blogspot.com - e já publicou mais de 4500 postagens, atingindo quase dois milhões de visualizações. O mês de maio deste ano, momento em que foram celebrados os 175 anos de implantação da Obra, foi o que obteve o maior número de acessos; foram mais de 113 mil visualizações, atingindo o recorde de visitas desde sua criação, em outubro de 2003.

No dia 18 de abril, a página oficial da Garotada Missionária no Facebook - facebook/garotadamissionariabrasil - completou dois anos. A Obra já divulgava suas atividades na rede social, contudo, não tinha uma página própria e hoje conta com mais de quatro mil seguidores.

O alcance da Garotada Missionária no canal de vídeos Youtube também não para de crescer. O canal teve seu primeiro vídeo publicado em fevereiro de 2007 e, desde então, são quase 150 vídeos, atingindo dois milhões de visualizações e mais de 4600 inscritos.

Para Rodrigo, o sucesso da Garotada Missionária na internet se deve, principalmente, ao trabalho realizado pelos grupos de IAM em todo o Brasil. "Temos convicção que o blog é só um canal de divulgação e que esse resultado não poderia ser celebrado se não tivéssemos o apoio dos diversos coordenadores regionais, diocesanos, assessores e coordenadores mirins que partilham suas experiências, acessam e divulgam o blog, além da parceria estabelecida com as Pontifícias Obras Missionárias.", comemora o mantenedor.

Postar um comentário

0 Comentários