EFAIAM é realizado na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia


A Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, no Piauí, sediou nos dias 24 a 26 de agosto, o Encontro de Formação de Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM). Durante estes três dias, novos assessores designados por seus párocos conheceram esta Obra Pontifícia e assessores que já acompanham grupos de IAM em suas paróquias realizaram uma reciclagem sobre a temática.

Os assuntos abordados foram: História e o Carisma da IAM; os Doze Passos para Implantação; Metodologia da IAM nas Quatro Áreas Integradas; a Espiritualidade Missionária; o Perfil do assessor; o ELMI  e a Psicopedagogia das idades. O encontro foi assessorado pelo padre Raimundo Nonato, Assessor da Comissão Missionária Diocesana e pela Coordenadora Estadual da IAM, Sâmya Soraya.

Participaram do EFAIAM integrantes das Paróquias Divina Pastora (Gilbués),  Paróquia São Francisco de Assis (Santa Luz),Paróquia Menino Jesus de Praga(Bom Jesus), Paróquia Divino Salvador (Cristino Castro),  Paróquia Bom Jesus da Lapa e Nossa Senhora das Mercês (Redenção),  Paróquia Nossa Senhora do Livramento (Parnaguá), Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Monte Alegre), Paróquia Santa Filomena(Santa Filomena), Paróquia São Francisco de Assis (Barreiras) e Paróquia São Pedro Apóstolo (Bom Jesus).

O momento de aprendizagem e discussão de estratégias para melhor implantar na Infância e Adolescência Missionária contou também com a organização de uma equipe para coordenar a nível diocesano a caminhada da IAM. O grupo escolheu em comum acordo como membros da coordenação: Padre Raimundo Nonato de Oliveira (Paróquia Divina Pastora), Renata dos Santos Araújo (Paróquia São Francisco de Assis), Raquel Marques de Sousa (Paróquia São Pedro Apóstolo) Ana Paula Sousa Silva (Paróquia Santa Filomena) e Janete Rodrigues de Oliveira(Paróquia Santa Filomena).

O encerramento do EFAIAM se deu com celebração da Santa Missa presidida por Dom Marcos Tavoni, bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, com a presença do padre José Alves (Paróquia São Pedro Apóstolo) e Raimundo Nonato (Paróquia Divina Pastora) e o Envio Missionário. Durante o envio os novos assessores receberam a cruz consagrada da IAM com os certificados.


Eis alguns depoimentos dos novos assessores da IAM que ilustram um pouco desta experiência: 

Jéssica (Paróquia Menino Jesus de Praga): A experiência de poder participar do Encontro de Formação de Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM) serviu de grande importância na edificação e no aprendizado sobre os diversos projetos que a nossa honrada Igreja Católica oferece. Sendo uma obra pontifícia, a (IAM) pôde me mostrar ainda mais, o quão deve ser valioso o cuidado para com as crianças e adolescentes do nosso mundo. Uma junção dos cinco continentes em que cada grupo nas suas respectivas dioceses, trabalham nesse lindo projeto para que todos possam conhecer melhor a Deus, e ainda, aqueles que não conhecem acabam tendo a oportunidade de conhecer.

Ana Cristina (Paróquia Nossa Senhora do Livramento): Para mim foi uma experiência única ,poder vivência um projeto tão lindo e sentir que mesmo um pouquinho posso passar para outras pessoas , conhecer a IAM foi especial ainda hoje estou com aquela frase IAM, IAM, IAM. Que todos se sintam assim, agraciada.

Zilneide (Paróquia Nossa Senhora de Fátima): Foi um despertar em nós, tanto para quem já conhecia e vivenciava o projeto como para quem estava chegando pela primeira vez. O espírito de infância e adolescência brotou dentro de cada participante, porque não deixou a desejar.

Renata (Paróquia São Francisco de Assis): Eu estou encantada com a obra...A semente está plantada em nossos corações. A forma como a Soraia abordou os temas, essa troca de experiências entre os demais, o testemunho das próprias crianças  tem sido de fundamental importância, sobretudo para nós que estamos participando pela primeira vez. Obrigada a toda equipe por nos proporcionar momentos como esse! Agora, uma vez conhecendo a Infância Missionária, semente plantada. Eis o som que soa aos nossos ouvidos: Ai de mim se não evangelizar.

Silvia (Paróquia São Pedro Apóstolo): Eu fiquei surpresa no primeiro momento, uma coisa tão boa dessas e não ter a devida divulgação.Amei a forma como Soraya explanou os assuntos, foi um grande momento minha vida, por que sai do conforto do meu lar pra descobrir uma coisa tão maravilhosa que não conhecia, agora por em prática os conhecimentos. Obrigada padre Nonato por ter trazido pra nós, e aos colegas ótima troca de experiências, valeu demais a pena.


Houve muito aprendizado, animação missionária, fortalecimento da fé e comprometimento de aplicar os conhecimentos nas comunidades.

Postar um comentário

0 Comentários