Infância e Adolescência Missionária mobiliza população com campanha que visa doação de sangue


A Infância e Adolescência Missionária da Diocese de Umuarama está mobilizando a população com uma campanha que visa conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue. A ação denominada ‘Sangue Missionário’ iniciou na diocese no dia 18 de maio e encerra em 31 de outubro.

De acordo com a coordenadora da Obra da Infância e Adolescência Missionária da Paróquia São Francisco de Assis de Umuarama, Argelita Pacheco, a campanha foi criada a partir de um desafio lançado pelo bispo Dom João Mamede, em alusão ao Jubileu de Ouro, que será comemorado daqui três anos, referente aos 50 anos da Diocese de Umuarama. “Todos os movimentos e pastorais precisam pensar em ações para cumprir o desafio. O pessoal da Infância Missionária decidiu fazer a campanha de doação de sangue por ter noção de que o Hemonúcleo precisa de doações durante esse período do ano”, conta Argelita.

Com a campanha, os pequenos vão nas ruas e casas divulgar a importância das doações de sangue e tentam conscientizar a população sobre o assunto. Além disso, vídeos da ação estão sendo divulgados nas redes sociais para também chamar a atenção das pessoas a respeito da causa. Conforme Angelita, a ação tem mobilizado as pessoas a realizarem as doações.

Para aderir à campanha é necessário apenas ir até o Hemonúcelo de Umuarama para que a coleta de sangue seja feita. Ao chegar no local é necessário dizer que a ação faz parte da campanha Sangue Missionário para que os pontos do desafio sejam contabilizados.

O Hemonúcelo localiza-se na avenida Manaus. Atualmente, as doações devem ser feitas no período da manhã, das 8h às 11h, já que a coleta não está sendo realizada durante a tarde devido à falta de médicos no local.

Para fazer a doação de sangue, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos. Para os menores (entre 16 e 18 anos) é necessário o consentimento dos responsáveis; e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Confira um dos vídeos gravados pelas crianças:


FONTE: OBemDito

Postar um comentário

0 Comentários