IAM de Novo Aripuanã (AM) se prepara para o Mês Missionário Extraordinário


A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. A Obra difundiu-se imediatamente em outros países da Europa e na América. Em 1844, quando Dom Carlos morreu, a Infância Missionária já estava organizada em 65 dioceses. No Brasil, ela chegou por meio de missionários franceses, em 1858. A partir de 1993, nas comemorações dos 150 anos de fundação, sua “chama ainda fumegante” readquiriu novo ardor, como “fruto novo do coração da Igreja”.

Os grupos da Infância Missionária são formados por doze crianças, que, simbolicamente, lembram os Apóstolos, aos quais Jesus confiou a Missão de evangelizar até os confins do mundo (Mt 28,16-20). São crianças e adolescentes que atuam como fermento missionário na escola, na família e na comunidade.


No município de Novo Aripuanã, no interior do Estado do Amazonas, a Obra já existe desde o ano 2000 onde deu uma parada e retornou em 2012, tendo como assessora a professora Joanice Branco Colares. Ela implantou na Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição o primeiro grupo da Infância e Adolescência Missionária da cidade, que despertou e desenvolveu em muitas crianças, adolescentes e jovens, o espírito de fraternidade, missionaridade e liderança na sociedade.

Os anos se passaram, e atualmente, o município de Novo Aripuanã conta com três grupos da IAM, divididos entre as comunidades de Nossa Senhora Imaculada Conceição (Assessora: Joanice Branco), São José (Assessora: Tayane Santos) e Santo Antônio Maria Claret (Assessora: Verônica Colares).


Com cerca de cem missionários, a IAM se prepara para o Mês Missionário Extraordinário, com o tema 'Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo'. O Papa Francisco lembra “Que os jovens sejam sempre missionários, e missionários com a própria vida e com experiências concretas de missão: de visitar casas, de transmitir a sua fé e seu sentido de pertença à Igreja”. Sendo assim, os jovens missionários do município de Novo Aripuanã realizaram no mês de maio visitas missionárias às famílias da cidade. A finalidade dessa atividade é levar a Palavra de Deus a todos que precisam e colocar em prática o ardor missionário de todas as crianças.

Ainda no mês de maio, celebrando a 7ª Jornada Nacional, os grupos de Infância e Adolescência Missionária realizaram o “Bate Latas”, que é uma caminhada em que as crianças usarão panelas, latas, apitos e tudo que fizer barulho para chamar a atenção da sociedade para essa Obra e, ainda, a consagração de mais 50 missionários de Novo Aripuanã.

A Igreja é enviada para continuar a Missão de Jesus Cristo: “Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês” (Jo 20,21) e isso a IAM de Novo Aripuanã está tentando realizar, incentivando as crianças, adolescentes e jovens que são o futuro do município e podem transformar a atual realidade que aflige tanto a nossa sociedade.

Com informações de Foco Amazônico

Postar um comentário

0 Comentários