Encontro no Rio Grande do Sul reflete a missionariedade da Igreja


Fé, alegria, vocação e missionariedade guiaram as atividades do encontro da Infância e Adolescência Missionária, da Paróquia Cristo Rei, de Marau (RS), no dia 06 de outubro, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida. O momento, coordenado pelo COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) e pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional), aconteceu no Santuário Nossa Senhora Aparecida e envolveu cerca de 50 pessoas entre padres, irmãs, assessores da Infância e Adolescência Missionária e crianças e adolescentes.

O encontro – que faz parte das programações paroquiais do Mês Missionário Extraordinário, celebrado em outubro de 2019 – está entre os compromissos do COMIDI que assumiu, a nível arquidiocesano, a presença, organização e condução dos encontros de oração, formação e animação dos grupos da Infância e Adolescência Missionária. Neste sentido, diferentes atividades foram realizadas buscando explorar a temática da missão e da vocação junto às crianças e adolescentes e, também, explicar o sentido do MME através do seu lema "Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo". Também, outro tema de destaque foi o Sínodo da Amazônia – que acontece de 6 a 27 de outubro e coloca a Igreja em comunhão com os povos amazônicos.


A assessora da IAM de Marau, Lizete Silva, explica que o grupo vem realizando atividades que visam a vivência e a preparação ao MME desde o início do ano. “Visitamos famílias para que se viva a missionariedade desde o batismo, especialmente nos bairros da nossa cidade. Também celebramos missas e orações, para estar sempre em sintonia com os missionários e missionárias do mundo todo”. Segundo ela, “o encontro das crianças da IAM na Arquidiocese vem comemorar todas essas atividades com o objetivo  de realmente despertar a missão-além e da própria vida da pastoral, pois desperta nos pequenos missionários o Espírito Santo em suas vidas como Igreja. A IAM carrega em sua essência a importância da dimensão e do entendimento do que é ser missionário. Nada melhor e mais abençoado pedir, rezar e comemoração com a grande Mãe Nossa Senhora Aparecida”, conclui.


A espiritualidade do encontro foi intensificada através da participação do grupo no último dia da Novena Preparatória para a Romaria Arquidiocesana – que acontece no dia 13 de outubro e tem como tema “Aparecida nos chama para a missão”. A liturgia foi, também, a Celebração de Abertura do Mês Missionário na Arquidiocese de Passo Fundo. “Estamos vivendo um tempo de graça na Igreja com as atividades do Mês Missionário Extraordinário em todo o mundo e, é claro, que em nossa Arquidiocese de Passo Fundo não iríamos ficar de fora deste evento tão importante que o papa Francisco motivou. Pelo nosso batismo somos enviados como a Igreja de Cristo em missão no mundo”, destaca o padre Érico Martins – coordenador do COMIDI.

O padre destaca, também, que encontros como esse – que buscam o tema da missão como guia – são importantes pois despertam para uma maior da consciência da missionariedade da Igreja desde a infância. “Como COMIDI nos sentimos felizes em estar  desenvolvendo iniciativas que visam animar a dimensão missionária da vida e da pastoral. Que sejamos realmente uma Igreja em Saída”, convoca.


Postar um comentário

0 Comentários