Terço Missionário


O terço de Nossa Senhora é uma oração simples e popular. Saudamos e louvamos Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, de forma carinhosa e simples. Por ser uma oração simples, todos podemos rezá-la. Rezando o terço, tornamo-nos discípulos missionários de Jesus e nos dispomos como Maria, pela força do Espírito Santo, a continuar a missão de Jesus, o enviado do Pai.

Preparação
• A oração do terço pode acontecer caminhando pelas ruas, sendo necessário organizar as paradas.
• Enquanto se reza o terço, pode-se pedir que cada participante coloque umas das contas nas cores missionárias, indicando-se usar uma bolinha ou florzinha. Pode-se também formar o terço com as sandálias ou algum objeto dos participantes. Outra dica é formar as contas do terço com cada pessoa participante.
• Pode-se motivar grupos a fazerem uma pesquisa sobre um continente e em cada dezena colocar as realidades pesquisadas.
• Estas são algumas ideias de como preparar a oração do terço. O mais importante é que alguém ou um grupo prepare qual a dinâmica da oração para que, no momento de rezar, a concentração seja maior.

As cores do terço
O Bispo Fulton Sheem, quando era diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, teve a ideia do “Terço Missionário’. Formado por cinco dezenas e, assim, fazer a correspondência com os cinco continentes do mundo. Ele escolheu para cada continente uma cor que recordasse alguma de suas características. Ao rezar cada dezena, pede-se para que todas as pessoas que vivem no continente recordado conheçam Jesus e amem a Deus e aos irmãos.

A cor vermelha: Lembra as Américas, cor escolhida por causa da pele dos primeiros habitantes, os índios, os “pele vermelhas”. É também pelo sangue derramado na terra, do povo massacrado durante as conquistas, dos mártires de ontem e de hoje.

Nesta dezena, fixar a atenção na América, continente de contrastes profundos: de grande riqueza e extrema pobreza, com tecnologia avançada e vida primitiva, de superprodução e fome... É também o continente com mais cristãos. Terra onde os missionários/as chegaram há cinco séculos, mas ainda de muitas pessoas que desconhecem Jesus. Rezemos para que os missionários/as possam ser fortalecidos na missão e, pelo testemunho de vida, tornem Jesus conhecido e amado por quem não o Conhece, e que ajudem os que já são cristãos a viverem sua fé de maneira mais autêntica e profética.

A cor verde: Recorda a África, com suas imensas florestas verdes e também a esperança pelo crescimento da fé, graças à presença e à ação evangelizadora de tantos missionários e missionárias.

Enquanto se rezam as dez ave-marias, devemos pensar no grande continente Africano onde vivem tantas pessoas que ainda não ouviram falar de Jesus Cristo. Os esforços e os sacrifícios dos missionários/as deram com certeza muitos frutos: O Evangelho foi anunciado em muitas regiões da África e deu origem a muitas comunidades cristãs. Rezemos para que Jesus possa ser mais conhecido e amado, e que as comunidades cristãs possam ser ainda mais fortalecidas em suas experiências de fé.

A cor branca: Contempla a Europa, terra das raças brancas e por causa da presença do Papa, Mensageiro e grande missionário da paz.

Enquanto meditamos este mistério, tenhamos a Europa entre nós, um dos continentes mais “velhos” na fé em Jesus Cristo. Que enviou muitos missionários/as a todos os continentes e que colaborou para Jesus ser conhecido. Por este mistério, rezemos para que as comunidades europeias reencontrem a fé autêntica, acolham os imigrantes como irmãos, sejam testemunhas verdadeiras de Cristo, e que o Espírito faça surgir novas e muitas vocações missionárias.

A cor azul: Identifica a Oceania, continente formado por muitas ilhas cercadas pelas águas azuis de seus mares. Esse continente situa-se no longínquo horizonte azul da missão que, embora ainda necessite, já envia missionários inclusive
para o Brasil.

Na dezena azul, o nosso pensamento corre até a Oceania. São milhares de ilhas espalhadas no Oceano Pacífico que formam o menor e o mais recente dos continentes. Nele, existem muitas pessoas que não conhecem nem nunca ouviram falar de Cristo. Rezemos para que os missionários/as que lá se encontram tenham sua fé fortalecida, e não desanimem nas dificuldades e adversidades que possam surgir pelo caminho.

A cor amarela: Liga-se à Ásia, continente das raças amarelas e berço das antigas civilizações, culturas e religiões. Embora reúna mais da metade da população do planeta, é o continente com a menor porcentagem de cristãos, com populações entre extremos de riqueza e de pobreza.

Com o pensamento na Ásia, neste mistério rezemos para que Cristo possa ser conhecido como o encontro mais belo entre Deus e o homem. Encontro que expressa a bondade e o grande amor de Deus a nos visitar. Que, em meio à diversidade de religiões e filosofias de vida que guiam este povo, Jesus possa ser anunciado pelo testemunho de vida dos missionários/as que lá se encontram, e que outros missionários/as possam ser enviados/ as para esse imenso continente asiático.


Veja também:

Postar um comentário

0 Comentários