A Diocese de Ilhéus (BA) peregrinou à cidade de Ubaitaba no dia 27 de outubro, para a celebração do encerramento do Mês Missionário Extraordinário com a realização da 1ª Romaria Missionária Diocesana. Numa explosão de alegria e fé, romeiros e romeiras celebraram a culminância de várias iniciativas de evangelização realizadas em todas as paróquias e comunidades da diocese.
O evento extrapolou as expectativas do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) de Ilhéus, que estimou receber até 3 mil romeiros e romeiras. Os peregrinos foram acolhidos em Ubaitaba e convidados para um café da manhã comunitário. Participaram logo depois da oração inicial quando, num gesto de consciência quanto à responsabilidade de todos com a casa comum, deram um abraço simbólico no lago que é um dos cartões postais do município. Os índios Tupinambá da Paróquia Nossa Senhora da Escada em Olivença motivaram os romeiros a este abraço simbólico.
A caminhada da manhã foi animada pela juventude diocesana que também celebrava o seu dia, o DNJ. A banda Weba composta pela PJ diocesana, animou milhares de romeiros e romeiras que acompanhavam o trio, num sol de quase verão. Na concentração à beira do Rio de Contas, a banda As Marias animou os peregrinos apresentando um belíssimo show de fé e alegria.
Intercalavam as apresentações musicais os testemunhos missionários partilhados pelos missionários e missionárias da diocese, a palestra-testemunho do padre Badacer Neto, secretário nacional da Pontifícias Obras Missionárias (POM) e belíssima reflexão sobre o teme do MME proferida pelo padre Daniel Luz Rocchetti SAC, Palotino e Missiólogo, assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial (COMINA).
A romaria foi concluída com a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli e concelebrada pela maioria dos padres da diocese.
O clima que se instalou entre os romeiros e romeiras era o da necessidade de a Igreja de Ilhéus enfrentar os desafios dos tempos atuais e lançar-se em missão na simplicidade sugerida por Jesus no evangelho do dia. As palavras do Bispo diocesano encorajaram a diocese a aprender de Jesus o cuidado com os menores, lição que o papa Francisco tem repetido diuturnamente.
Todos os discípulos/as missionários/as estão confiantes de que a 1ª Romaria Missionária frutificará profusamente em ousadas ações pastorais decididamente missionárias nas comunidades e na implementação e acompanhamento dos Conselhos Missionários Paroquiais – COMIPAs.
“Este encontro trouxe-nos ânimo para atender à proposta de sermos uma Igreja sempre em saída e samaritana, presente nas periferias geográficas e existenciais. Reunir a diocese num evento grande e forte como este faz-nos redescobrir a vocação batismal de nosso povo, de nossos/as missionários/as. Esta é uma das muitas lições deixadas pela 1ª Romaria Missionária diocesana de Ilhéus”, afirmou o padre Marcos Alcântara, articulador do COMIDI de Ilhéus, que dentre outros assuntos, aludiu sobre os objetivos do Mês Extraordinário Missionário perseguidos na diocese de Ilhéus e, especialmente, durante a preparação da Romaria.
FONTE: Regional Nordeste 3 da CNBB
0 Comentários