8ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária


Neste ano de 2020, a Infância e Adolescência Missionária do Brasil quer celebrar a sua 8ª Jornada Nacional da IAM, com o tema “Testemunhando a vida em missão”. A reflexão quer incentivar o testemunho de cada criança e adolescente todos os dias, buscando ser amigo de Jesus e de fazer outros amigos para Jesus.

E como se vive a missão com nosso testemunho?
No ir ao encontro do outro, e nesse encontro poder escutar e perceber o rosto de Jesus que se manifesta e se revela;

Na acolhida de todos, inclusive nas crianças e adolescentes portadoras de deficiências realizamos a experiência concreta da saudação “De todas as crianças e adolescentes do mundo? Sempre amigos!”;

No sacrifício, com o objetivo de ajudar a outras crianças e adolescentes de outros continentes;

No anúncio, com o protagonismo das crianças e adolescentes, podendo fazer a experiência do anúncio de Jesus Salvador;

Observando outros testemunhos, nesse ano queremos dar destaque ao exemplo de Santa Dulce dos pobres que fez a experiência de acolher especialmente aos mais pobres e marginalizados.

Como celebrar a Jornada Nacional da IAM
A celebração da Jornada é permanente na agenda anual da IAM no Brasil. Ela acontece, normalmente, no último domingo do mês de maio. Neste ano em que se vive uma pandemia devido ao coronavírus, a secretaria nacional decidiu realizar a Jornada Nacional no dia 20 de setembro. O tema e o roteiro é definido pelas POM anualmente. Para esse ano teremos “Testemunhando a vida em missão”.

Preparação
Para que uma festa seja bonita e agradável ela precisa de uma boa organização e preparação. Assim também para que a nossa jornada nacional seja esse momento significativo e especial na vida das crianças e adolescentes ela precisa ser pensada e preparada com carinho. Para isso temos:

Cartaz - Para ajudar todos os anos junto com o tema da jornada temos também uma imagem que procura traduzir e ilustrar o mesmo.



Vídeo - Para colaborar com a divulgação da Jornada da IAM, a secretaria nacional lançou um vídeo contextualizando o tema escolhido para 2020.



Sugestão de roteiros de encontros - 
Todos os anos a secretaria nacional oferece uma proposta de roteiro de encontros para a preparação da jornada onde se procura aprofundar o tema. É importante que os grupos possam viver bem esse momento, são sempre sugestões que precisam ser preparadas e adaptadas conforme a realidade local.

Momentos de oração - Para que a Consagração possa ser realizada de maneira mais amadurecida, temos a sugestão de momentos de oração: adoração, vigília ou oração nas famílias. E ainda cada grupo pode organizar seus momentos conforme a sua realidade.

A Jornada pode acontecer em diferentes âmbitos: comunitário, paroquial, diocesano, conforme a programação e organização local e nela acontecem:

Consagração à Obra da IAM
A consagração é um entregar-se, decidir-se livremente, dizer sim. Na Infância e Adolescência Missionária a consagração é uma forma de as crianças e adolescentes assumirem pública e solenemente a decisão de ser missionário/a. É a disposição de colaborar para que todas as crianças e adolescentes do mundo conheçam Jesus, o amem e se amem.  As crianças e adolescentes que se consagrarem devem ter participação comprometida de, pelo menos, um ano de caminhada na Infância e Adolescência Missionária. A partir da consagração à Obra, renova-se anualmente. Os símbolos oficiais da consagração das crianças e adolescentes é o lenço com o boton.

Oferta do Cofrinho
A dimensão do sacrifício deve ser trabalhada principalmente no encontro do compromisso missionário de todos os Temas Geradores. Durante a celebração da Jornada Nacional, acontece a apresentação do Cofrinho na procissão das oferendas. Posteriormente o valor do cofrinho será contado e enviado às POM, via depósito bancário.

Continente Asiático receberá as doações do Cofrinho Missionário
No ano de 2020, a secretaria nacional anunciou que as doações do Cofrinho Missionário da IAM de todo o Brasil serão destinadas ao Continente Asiático. O total desta colaboração vinda de todos os grupos de IAM do Brasil será enviado pelas POM à Secretaria Internacional da Santa Infância, em Roma, que destina os valores a projetos em dioceses carentes da Ásia.

Participe da divulgação nas redes sociais
Estamos disponibilizando as artes do cartaz e banners para redes sociais. Baixe e participe da divulgação da 8ª Jornada Nacional da IAM.

Desejamos que todas as crianças, adolescentes e assessores/as da IAM possam vivenciar esse momento com alegria. Que a 8ª Jornada Nacional da IAM favoreça a experiência do encontro pessoal com Jesus Salvador. Que cada criança, adolescente e assessor(a) possa testemunhar em seu modo de ser e de agir a presença de Jesus Salvador aonde estiver. E ainda, motivar as famílias e as comunidades a realizarem a experiencia de que “A vida é missão”!

“De todas as crianças e adolescentes do mundo? Sempre amigos!”

Postar um comentário

0 Comentários