Ir. Patricia Souza: “As crianças e adolescentes são sujeitos da missão”


Após um período de quatro anos colaborando com a secretaria nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Ir. Patricia Souza se despediu da função, deixando para trás uma intensa trajetória vivida junto às coordenações espalhadas por todo o Brasil. Buscando cada vez mais construir e dar visibilidade para a IAM, Ir. Patricia finaliza seu período como secretária com mais de 6 mil grupos nas dioceses do Brasil.

POM: Chegando a esse final do percurso em que esteve à frente da secretaria nacional da IAM, ao olhar para trás, qual o sentimento que define esse período?
Ir. Patricia: O sentimento que me vem ao coração ao encerrar esse período é de gratidão, por todas as pessoas que Deus pensou, preparou e colocou em meu caminho. Foram muitas as pessoas que foram o rosto e a presença de Deus em minha vida nesses quatro anos, aquelas que é possível nomear, mas, tantas outras que ficaram no anonimato, no entanto sem elas não teria sido possível realizar as atividades que foram desenvolvidas. Por todos/as os/as assessores/as que ousaram sonhar e construir juntos/as a Infância e Adolescência Missionária estando atentos/as e procurando responder aos apelos e interpelações que cada tempo nos trouxe. A cada criança e adolescente que assumiu a IAM, como um estilo de vida, que se sentiu amiga de Jesus e que procurou fazer outros amigos para Jesus. A equipe de coordenação das POM e aos colaboradores/as que me acolheram, com minhas qualidades e fragilidades, que foram incentivadores no caminho, que me desafiaram assumir responsabilidades e compromissos nunca imaginados, por toda a ajuda e cuidado, enfim, muito obrigada!

POM: Quais projetos/ações realizadas você destaca positivamente?
Ir. Patricia: Nesses quatro anos, buscamos dar continuidade à caminhada da IAM, continuando muitas atividades iniciadas pelos secretários anteriores. Neste caminho destaco a realização da XXIII Assembleia Nacional da IAM e a realização do Plano de Ação 2018-2020; O desenvolvimento das ações propostas, entre elas a revisão e elaboração de materiais e diretrizes da IAM; O acompanhamento aos Estados, com as formações e assembleias realizadas, a renovação e troca das coordenações diocesanas e estaduais; o planejamento e a realização da jornada nacional da IAM anualmente.

POM: Existe algo que poderia ter sido diferente ou melhor, ou que não conseguiu ser realizado?
Ir. Patricia: O caminho é percorrido de maneira única. Na próxima vez o caminho será diferente e nós seremos outros caminhantes. Então se fosse possível iniciar novamente o caminho certamente o faria de maneira diferente. O que não consegui realizar foi um acompanhamento mais efetivo e eficaz a IAM que acontece nas unidades educacionais, fica a minha dívida com as congregações, assessores/as, crianças e adolescentes destes grupos.

POM: Como você avalia o importante papel da IAM na Igreja do Brasil, sendo uma forte animadora da missão entre as crianças e adolescentes?
Ir. Patricia: As crianças e adolescentes são sujeitos da missão! Infelizmente em nossas comunidades nem sempre as crianças e adolescentes são vistos assim. E é esse protagonismo que a IAM oferece e oportuniza às crianças e adolescentes de poder escolher esse estilo de vida, fazendo a experiência de se sentir amiga de Jesus Salvador, poder torná-lo amado e conhecido. De se sentir corresponsável com a missão e ajudar a construir o Reino de Deus. Certamente uma comunidade em que a IAM é presente ela tem um rosto e um sabor diferente!

POM: Que mensagem você deixa às lideranças dos grupos, assessores e assessoras?
Ir. Patricia: Seguimos firmes na missão! A missão não é nossa, a missão é de Deus, mas Ele quer precisar de nós, não tenhamos medo de dar o nosso sim e colaborar com Ele. Desejo que cada um/a possa a cada dia renovar a sua experiência de Deus e dar a sua resposta aos mais diferentes serviços e ainda que cada vez mais a IAM possa através de cada um/a ser mais conhecida e vivida com mais e maior autenticidade. Avante, sejam firmes e corajosos/as!

POM: Quais os desejos à nova secretária nacional, Ir. Antonia Vania de Sousa, que assume em 2021?
Ir. Patricia: Desejo que possa ser muito feliz! Que este seu generoso sim à missão possa ser recompensado com muitas graças e bênçãos, recebidas e traduzidas por tantas mãos que estão espalhadas por todo o nosso grande Brasil. Que tantos sabores, dizeres, sotaques e costumes possam revelar ainda mais o rosto e a presença de Deus em sua vida. Seguimos juntas na missão, precisando saiba que sempre encontrará uma mão estendida.

Postar um comentário

0 Comentários