Infância e Adolescência Missionária de Roraima realiza Congresso Diocesano


Nos dias 29, 30 de agosto e 1º de setembro, as margens do Lago de Caracaranã, Região Indígena Raposa Serra do Sol em Normandia (RR), aconteceu o I Congresso Missionário Diocesano da IAM em Roraima. Foram vivenciados momentos de partilha, aprendizado e comunhão a partir da reflexão do tema “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide! Convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9), em comunhão e preparação, com o Congresso Nacional.

Estiveram presentes cerca de 150 pessoas, sendo em grande maioria crianças e adolescentes representando os grupos das comunidades; assessores, e 39 missionários de toda a Diocese de Roraima, representados por presbíteros, religiosos(as), consagrados e leigos que fizeram parte deste banquete para conhecer um pouco mais sobre a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, e levar a sementinha da IAM para plantar em suas paróquias e áreas missionárias. Esse foi um pedido de Dom Evaristo Spengler, que o Congresso não se limitasse àqueles que vivem a obra, mas que chegasse até os confins da Diocese de Roraima.


Nestes três dias, a Ir. Antonia Vania, secretaria nacional da IAM, ajudou a refletir o tema do Congresso, a importância da presença das POM nas comunidades e animou as crianças no momento de oficina a partir do tema “o protagonismo da criança missionária”. Em outro momento, Dom Evaristo e Pe. Celso C. dos Santos (diocesano) conduziram outra temática, “O papel da IAM no processo de IVC” e uma roda de conversa “Missão, catequese e povos originários”, tendo em vista esta realidade, pois a IAM de Roraima está presente cem porcento na região indígena. A assessora Helen Prestes dialogou em outra roda de conversa e oficina com os assessores da Região sobre o “perfil do assessor e o protagonismo da criança”.

Para o agente de pastoral Jairison dos Santos “o congresso foi um encontro renovador para mim, e em ver que a IAM traz a mensagem de Cristo através das crianças e adolescentes, o modo da metodologia passada me agradou e me inspirou a sim com outros adultos, adolescentes e crianças a ter um grupo na comunidade da IAM. Só gratidão a Deus por proporcionar esse conhecimento e aos organizadores e irmãs e irmãos de Caminhada”. Ir. Vania externou o momento único vivido e o número massivo de participação de crianças e adolescentes. Pe. Joseph Mampia (IMC), coordenador estadual da IAM, afirmou que “o congresso foi bom. Foi bem recebido pelos participantes. Todos disseram que gostaram e agradeceram.” Enfatizou, sobretudo, a boa participação das crianças.

Na celebração de encerramento, Dom Evaristo fez o envio missionário de todos os presentes, em especial das seis pessoas que representarão a Diocese de Roraima no Congresso Nacional, em Aparecida (SP).




Postar um comentário

0 Comentários