A diocesana de Caçador (SC) acolheu neste fim de semana, dias 18 e 19, o Encontro de aprofundamento para assessores da Infância Adolescência e Juventude Missionária do Regional Sul IV da CNBB (Santa Catarina).
O encontro contou com a assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da IAM, padre André Luiz de Negreiros, que abordou temas como, o Ano da IAM no Brasil, a Jornada Nacional da IAM, Famílias Missionárias, comunicação missionária, a metodologia de trabalho com a IAM, encontros de lideranças mirins e de assessores da IAM, e o Projeto de participação das POM na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).
"As expectativas para o Ano da IAM em Santa Catarina são boas, pois já estão acontecendo os mini congressos por regiões. Tem crescido o número de grupos, sente-se a vibração nas paróquias com grupos de IAM e o entusiasmo dos assessores. Está sendo celebrado com muito zelo", destaca padre Mário Hack, coordenador do Conselho Missionário (Comire) Regional Sul IV.
A coordenadora estadual da IAM, Zenaide Busarello, espera que a celebração do Ano da IAM intensifique a consciência missionária nas dioceses. “Que a IAM seja assumida e organizada como compromisso eclesial. Que se amplie cada vez mais as formações missionárias dentro da IAM e que seja vista como uma Obra para a criança e da criança sendo ela a protagonista”, defende Zenaide e complementa. “Que neste ano as paróquias e as dioceses se sensibilizem com a difusão da IAM e abram suas portas para missão".
Ivanir de Almeida, coordenadora diocesana da IAM em Caçador, diocese que sediou o encontro está animada. “Sentimo-nos honrados com a realização deste encontro, pois de uma forma bem dinâmica pudemos refletir, celebrar e aprofundar o carisma da IAM, junto com os nossos companheiros assessores de todo o Regional Sul IV". Já Suzana Nadal, da coordenação diocesana da IAM em Caçador, destaca a presença do padre André, exatamente na data em que a Obra celebra os 170 anos da fundação. Sublinha ainda a presença dos demais sacerdotes das dioceses envolvidas. “Eles que têm a missão de apoiar o trabalho nas suas paróquias nos contagiaram com sua disponibilidade e espiritualidade".
Na opinião do padre André, foram momentos marcantes no encontro, “a participação na celebração Eucarística na Matriz de Videira junto com a comunidade e a presença de sete sacerdotes da igreja local e outras dioceses representadas, juntamente com os grupos da IAM local”. Além disso, o memento cultural na noite do sábado teve como ponto mais alto o corte do bolo ao som dos parabéns pelos 170 anos da IAM. “Participaram também as crianças juntamente com seus pais e responsáveis. Foi um momento de muita emoção, pois estávamos online com vários grupos do Brasil e do mundo”, relata.
FONTE: POM - 20/05/2013
0 Comentários