IAM realiza congresso no Regional Leste 1


Cerca de 180 pessoas, entre crianças, adolescentes e assessores das arquidioceses do Rio de Janeiro e de Niterói, e das dioceses de Duque de Caxias, Petrópolis, Nova Iguaçu, Itaguaí e Barra do Piraí/Volta Redonda estiveram reunidos na cidade de Cabo Frio (RJ) para celebrarem com alegria o segundo Congresso Regional da IAM do Leste 1.

Com o tema “Batizados e enviados: Anunciando Jesus e tornando-o conhecido e amado”, os missionários foram acolhidos pela Matriz de Nossa Senhora da Assunção e pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus, espaços onde foram realizadas as atividades do evento.

No primeiro dia, os congressistas desembarcaram na Matriz, onde foram recepcionados com um grande momento de louvor e animação, conduzido pelo ministério de música Novo Agir, da Arquidiocese de Niterói. Ainda na sexta-feira, os congressistas conheceram as famílias com quem passariam o final de semana missionário.


Na manhã de sábado, foi celebrada a Missa de abertura do segundo congresso, presidida pelo pároco, padre Marcelo Chelles e concelebrada pelo assessor eclesiástico da IAM do Regional Leste 1, padre Wiliam César e pelo coordenador do Comire Leste 1, padre Jovane. Na homilia, padre Jovane falou sobre a importância da IAM na sua caminhada vocacional.

Após a Santa Missa, os congressistas saíram pelas ruas do Centro da cidade, cantando e louvando em um animado bate-latas missionário com destino ao Colégio Sagrado Coração de Jesus, testemunhando a alegria de serem escolhidos como operários da messe do Senhor.

Padre Wiliam César conduziu a primeira conferência do Congresso, que teve como tema “Batizados e enviados: Anunciando Jesus e tornando-o conhecido e amado”, onde elucidou o compromisso com o carisma da IAM. A segunda conferência ficou por conta da Irmã Redenção, da Congregação das Irmãs de Belém, cujo tema foi o “Protagonismo das crianças e adolescentes da IAM”. Após as conferências os participantes se reuniram em grupos para partilharem e traçarem novos compromissos com a evangelização.


Os participantes participaram de três rodadas de workshops sobre temas relacionados a IAM, seguidas de oficinas, onde puderam produzir diversas coisas, como um terço missionário reciclável, desenho de novos mascotes, criação de encontros das áreas integradas e intenções de recitação para o terço.

A Noite Cultural finalizou o segundo dia do II Congresso com chave de ouro, cada diocese apresentou a cultura dos continentes, da França e do Brasil para os participantes e as famílias acolhedoras que foram convidadas a participarem desse momento. Além da cultura, as dioceses mostraram a religiosidade dos povos e a realidade que vivem.


No domingo os congressistas foram acolhidos na quadra do colégio e unidos realizaram a oração da manhã entregando todas as intenções a Deus e a Nossa Senhora. Após os secretários de grupos de estudo apresentaram a síntese geral do congresso, onde estavam expressos os compromissos firmados para os próximos anos. A missa de encerramento presidida pelo padre William César, marcou o término do II Congresso Regional da IAM.

Postar um comentário

0 Comentários