Pontifícias Obras Missionárias


As Pontifícias Obras Missionárias são organismos oficiais da Igreja Católica que trabalham para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. Para este serviço a Congregação para a Evangelização dos Povos se serve especialmente das quatro Obras Missionárias, a saber:


Pontifícia Obra da Propagação da Fé
A jovem Paulina Marie Jaricot formou em 1819 uma associação com um grupo de jovens operárias, no intuito de colaborarem com os missionários em terras de Missão, resultando na fundação da Obra da Propagação da Fé, em 03 de maio de 1822, em Lyon (França). Tudo começou com uma campanha de orações, ampliada para a colaboração material e a constituição de um fundo de ajuda à Missão, ao lado da devida formação acerca do compromisso missionário de cada cristão.

A Propagação da Fé, com o apoio dos papas, difundiu-se inicialmente nas dioceses da França, depois em outros países da Europa e também na América. Hoje se encontra presente em cerca de 130 países.

A Obra mantém sua atividade durante todo o ano, intensificando-a na Campanha Missionária anual do mês de outubro, que tem como ponto alto o Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo do mês.Ob

Objetivos:
- Manter vivo o compromisso para com a evangelização universal em todos os setores do Povo de Deus: famílias, movimentos, associações, seminários, comunidades eclesiais de base, paróquias e dioceses, para que todos os cristãos tomem consciência de sua vocação missionária.
- Suscitar e formar vocações missionárias.
- Promover um intercâmbio de informações e testemunhos, a fim de estabelecer laços fraternos entre as Igrejas, despertando a solidariedade e a comunhão entre todos os cristãos.
- Estimular nas Igrejas locais a cooperação espiritual, material e pessoal, com o envio de evangelizadores para o mundo inteiro.


Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária
As notícias vindas dos missionários do Oriente, de modo especial da China, sobre a dura realidade das crianças (mortalidade, abandono...) sensibilizou o coração de Dom Carlos Augusto Maria José de Forbin Janson, Bispo de Nancy e de Toul, Primaz de Lorena (França), despertando-lhe o desejo de aliviar os sofrimentos e salvar a vida de tantos inocentes. Teve então a ideia de convocar as próprias crianças para enfrentar o desafio – “Crianças ajudam e evangelizam crianças” - fundando a Obra da Santa Infância, hoje Infância e Adolescência Missionária, no dia 19 de maio de 1843, em Paris (França).

A Obra difundiu-se imediatamente nas dioceses da França, e em outros países da Europa e da América. Em 1844, quando Dom Carlos morreu, a Infância e Adolescência Missionária já estava organizada em 65 dioceses. No Brasil, ela chegou por meio de missionários franceses, em 1858. A partir de 1993, nas comemorações dos 150 anos da fundação, a sua “chama ainda fumegante” readquiriu novo ardor, como “fruto novo do coração da Igreja”.

Objetivos:
- Suscitar e promover o espírito missionário universal entre as crianças e adolescentes.
- Promover a cooperação espiritual por meio da oração, sacrifício e testemunho de vida.
- Despertar e fortalecer as vocações missionárias, anunciando Jesus Cristo aos que ainda não o conhecem.
- Incentivar pais, educadores, catequistas a promoverem o protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização e solidariedade universais.
- Cooperar materialmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças necessitadas dos cinco Continentes.


Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo
Estefânia e Joana Bigard, mãe e filha, são as fundadoras da Obra de São Pedro Apóstolo. No entanto, foi Joana a principal protagonista desta Obra, iniciada a partir de 1º de junho de 1889, e aprovada oficialmente em 12 de julho de 1895, com uma bênção do Papa Leão XIII.

Quando foi reconhecida a liberdade religiosa no Japão, o Bispo de Nagasaki, Dom Cousin, reúne a comunidade cristã e organiza um pequeno seminário, com a capacidade para 50 pessoas. No dia da inauguração aparecem mais candidatos. Escreve então uma carta a Joana, pedindo-lhe ajuda para ampliar a casa de formação e manter os seminaristas. Joana vê nessa carta um chamado de Deus. Começam, mãe e filha, a pedir, de casa em casa e entre conhecidos e amigos, ajudas com esta finalidade. Desenvolve-se dessa forma a Obra de São Pedro Apóstolo e, a partir do seminário de Nagasaki, a experiência abre-se à dimensão universal, estendendo a ajuda a todos os seminários em terras de Missão, contribuindo, em grande parte, para a promoção do clero local, no mundo inteiro.

Objetivos:
- Sensibilizar o povo cristão para a importância da formação do clero local nas Igrejas missionárias e convidá-lo a colaborar, por meio de ajuda espiritual e material, na formação dos seminaristas, e na construção e o desenvolvimento de seminários diocesanos menores e maiores.
- Conscientizar o Povo de Deus a respeito da necessidade de que todas as comunidades eclesiais tenham lideranças bem formadas.


Pontifícia Obra da União Missionária
O Bem-Aventurado padre Paulo Manna (PIME), percebendo a pouca consciência missionária por parte do clero, fundou a União Missionária, a fim de despertar os padres para a Missão Além-Fronteiras, a partir da vocação missionária de cada batizado. A Obra foi aprovada em 31 de outubro de 1916, pelo Papa Bento XV. Em todo este processo de maturação, foi providencial a colaboração de Dom Guido Maria Conforti, Bispo de Parma (Itália), fundador dos missionários xaverianos.

A União Missionária visava inicialmente só os padres, mas o Papa Pio XII a ampliou para religiosos e religiosas, de vida ativa e contemplativa, e também para aqueles que, de uma forma ou de outra, participam na animação e formação missionárias das comunidades cristãs. O Papa Paulo VI disse que ela é “a alma das demais obras missionárias pontifícias”.

O padre Paulo Manna foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 04 de novembro de 2001. O seu primeiro biógrafo justamente o definiu “uma alma de fogo”. O seu lema foi sempre: “Toda a Igreja, para todo o mundo!”.

Objetivo:
- Promover a animação, formação e informação missionária para os sacerdotes, religiosos e religiosas, candidatos ao sacerdócio e à vida religiosa, como também para as demais pessoas empenhadas no ministério pastoral da Igreja, servindo-se de meios próprios e da colaboração de instituições e iniciativas já existentes que tenham como finalidade a formação inicial e permanente de todo o Povo de Deus.

As três primeiras obras nasceram na França e, para se tornarem universais, foram declaradas Pontifícias em 3 de maio de 1922, com o Motu Proprio Romanorum Pontificum do Papa Pio XI. Elas convidam o Povo de Deus a expressar seu testemunho missionário por meio de cooperação espiritual, engajamento pessoal e ofertas materiais para a evangelização, criando fundos de solidariedade para sustentar programas de evangelização em todo o mundo. A quarta obra, União Missionária do Clero, nasceu na Itália, e foi declarada Pontifícia em 28 de outubro de 1956, com o Decreto do Papa Pio XII.

Elementos comuns nas quatro obras
- A estas quatro Obras atribui-se a qualificação de ‘pontifícias’, porque se desenvolveram também com o apoio da Santa Sé que, ao fazê-las próprias, lhes concedeu um caráter universal” (Documento Cooperatio Missionalis, da Congregação para Evangelização dos Povos, 4).
- A mística das quatro obras tem um tripé: ORAÇÃO, SACRIFÍCIO E OFERTAS. Ou seja, a oferta existencial da própria vida e a partilha econômica para missão universal.

Objetivo
Conforme documento Cooperatio Missionalis da Congregação para Evangelização dos Povos as Pontifícias Obras Missionárias “têm o objetivo de promover o espírito missionário universal no seio do povo de Deus” (CM,5).

As POM, como Instituição da Igreja e do Papa, por isso são Pontifícias, e de cada Igreja particular, tem a finalidade principal de despertar e aprofundar a consciência missionária do Povo de Deus; conscientizar os cristãos sobre a vida e necessidades da Missão universal; estimular as Igrejas a rezarem umas pelas outras e serem solidárias na evangelização do mundo. As POM mantém vivo e circulante, nas comunidades eclesiais, o espírito de solidariedade e de universalismo missionário.


Em síntese, as POM tem por finalidade:
- Suscitar nas Arquidioceses, dioceses e prelazias do Brasil, através das quatro obras Pontifícias, a sensibilidade para a missão universal com iniciativas de formação missionária de diferentes sujeitos da missão (leigos e leigas, consagrados e consagradas, ministros ordenados e seminaristas);
- Animar a atividade missionária nos regionais e dioceses a fim de que assumam e desenvolvam sua vocação missionária universal;
- Promover nas comunidades cristãs as vocações missionárias e a mútua ajuda espiritual e material;
- Promover a formação missionária dos sacerdotes e das religiosas, assim como dos candidatos ao sacerdócio ou à vida religiosa e a informação missionária;
- Promover congressos missionários nacionais, em vista da animação, formação e cooperação missionária;
- Produzir subsídios de formação missionária.

Como se organiza
De maneira especial, as POM estão à disposição do Papa que confia à Congregação para a Evangelização dos Povos a tarefa de coordenar as quatro obras pontifícias. As POM em cada país tem uma sede e direção nacional com secretários nacionais das Obras.

A comunhão com a Igreja do Brasil acontece através das Comissões Episcopais da CNBB (Conferência Nacional dos bispos do Brasil): Comissão Episcopal Pastoral para Animação Missionária e Cooperação intereclesial; Comissão Episcopal para a Amazônia e REPAM; Comissão Episcopal para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada; Comissão Episcopal para Juventude; Comissão Episcopal para a Vida e Família e Comissão Episcopal para o Laicato. Além da comunhão com os Organismos eclesiais: Conselho Missionário Indigenista (CIMI) e Centro Cultural Missionário (CCM). Na prática a comunhão se realiza através da participação no COMINA (conselho missionário nacional) e Conselho de pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.


Surgimento no Brasil
No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias, foram criadas em 20 de novembro de 1978, na cidade de São Paulo, por iniciativa dos superiores provinciais das congregações: Missionários da Consolata, Missionários Combonianos, Missionários do Verbo Divino, Missionários Xaverianos, Missionárias da Imaculada e PIME (Pontifício Instituto das Missões ao Exterior).

Entre em contato
Site: www.pom.org.br
Facebook: www.facebook.com/POMBrasil1
E-mail: pom@pom.org.br
Telefone: (61) 3340-4494

Postar um comentário

0 Comentários