IAM do Regional Leste realiza assembleia virtual com o tema “Jesus Cristo é missão”


Entre os dias 02, 03 e 04 de julho, foi realizada a Assembleia da IAM do Regional Leste 1, no formato virtual, contando com a participação dos membros da equipe executiva do Regional, dos coordenadores diocesanos e de suas equipes, e de forma muito especial com a presença de crianças e adolescentes que representaram suas dioceses, totalizando uma média de 40 participantes ao longo dos três dias.

A assembleia foi conduzida pela secretária nacional da IAM no Brasil, Irmã Antônia Vânia Souza. No primeiro dia de assembleia, Irmã Vânia realizou uma reflexão tomando como base o tema da Campanha Missionária de 2021 e a carta do Papa Francisco para o mês missionário.

O sábado foi repleto de trabalhos. Na parte da manhã, irmã Vânia escutou pelo testemunho da coordenadora do regional e pelos coordenadores diocesanos presentes, a caminhada realizada no último triênio, tomando como ponto de partida a assembleia anterior, um momento rico, onde todos puderam ouvir as atividades missionárias que foram implantadas em âmbito diocesano e também no Regional, trazendo a memória importantes eventos como o 2º Congresso Regional da IAM e as visitas realizadas pela coordenação regional até as dioceses. Ainda na parte da manhã, os assessores foram convidados a refletir e a expor de acordo com suas experiências, as forças e fraquezas que identificam e vivenciam na caminhada, tendo como objetivo uma reflexão sobre novos passos a serem dados.

Na parte da tarde, irmã Vânia dividiu os assessores em grupos de quatro membros, para conversarem e refletirem sobre seus sonhos para a IAM no âmbito diocesano, regional e nacional, e de que forma estes poderiam se tornar reais. Enquanto os assessores trabalhavam em grupo, a secretária nacional ouviu as crianças e adolescentes presentes, fazendo perguntas a fim de também conhecer os sonhos que as crianças e adolescentes também aspiram enquanto membros da IAM. No final da tarde, o adolescente Cauã Sardinha apresentou as metas e iniciativas que as crianças pensaram para a IAM do Regional Leste 1 e também do Brasil.

Na tarde do domingo, a secretária nacional fez a leitura das diretrizes da IAM, de forma mais específica no item que trata da formação e das obrigações da coordenação da IAM em nível de regional, para em seguida realizar o sorteio que de dez membros da IAM para participar também da equipe de coordenação, sendo cinco crianças e cinco adolescentes. Após o sorteio, foi dado início a votação que teve como resultado a eleição de Simone Beatriz (Arquidiocese de Niterói) como 1ª assessora referencial para o Regional; Gabriella Rocha (Arquidiocese de Niterói) para 2ª assessora referencial; e de Glaucia Brito (Diocese de Petrópolis), Pedro Henrique (Arquidiocese do Rio de Janeiro), Jussara Marendino (Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda) como demais articuladores da IAM no Regional.

A adolescente Catarina, da Paróquia Santa Rita de Cássia, na Diocese de Petrópolis expressou sua alegria por participar desse momento. “Eu fiquei muito feliz, agradecida por ter sido escolhida pra representar a IAM da minha paróquia, foi muito importante por que eu acho que estava precisando desse incentivo. Foi incrível, foi algo que eu sempre quis fazer e finalmente poder falar sobre é incrível”, conta a missionária.

Postar um comentário

0 Comentários