No dia de celebração dos 45 anos das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil, na última segunda, 20 de novembro, foi realizada a Assembleia Geral das POM, contando com a participação da direção e secretarias das Obras Pontifícias, bem como de representantes das entidades parceiras. O encontro pode avaliar o caminho percorrido ao longo deste ano e projetar as ações para o ano de 2024.
Após o momento de avaliação da Campanha Missionária deste ano, os participantes realizaram a escolha do tema da Campanha Missionária de 2024 , sendo “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9). Segundo Ir. Regina, diretora nacional das POM, a escolha do tema está em comunhão com as reflexões do 6º Congresso Americano Missionário (CAM6), que será realizado em novembro de 2024, em Porto Rico. E para a escolha do lema, segue a experiência dos últimos anos optando-se por assumir a mensagem indicada pelo Papa para o Dia Mundial das Missões.
O grupo também pode avaliar a realização do 5º Congresso Missionário Nacional, realizado na Arquidiocese de Manaus, de 10 a 15 de novembro. Entre os pontos destacados está a atuação positiva das equipes de trabalho das POM e da Arquidiocese de Manaus, os conferencistas, painelistas e a metodologia utilizada. Também foi destacada a presença da Ir. Roberta Tremarelli, secretária geral da Pontifícia Obra da Santa Infância, bem como de representantes das POM de Porto Rico e da Venezuela.
Dom Maurício Jardim considerou a ampla participação de bispos e presbíteros no congresso e afirmou que a carta-compromisso indica um processo para a implementação e continuidade do Programa Missionário Nacional. O grupo também destacou a dinâmica dos grupos temáticos e oficinas, a acolhida das famílias e a catequese nas comunidades. As transmissões das Conferências através do canal das POM e a divulgação do Congresso pelas TVs e rádios foi algo muito positivo, bem como o protagonismo das mulheres e a presença de representantes dos povos originários.
Ao final do dia, todos participaram de celebração eucarística em ação de graças aos 45 anos das POM, presidida por Dom Maurício Jardim, bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga e presidente da Comissão Missionária da CNBB.
0 Comentários