O Sri Lanka, no continente asiático, também celebrou o 180º aniversário da Pontifícia Obra da Santa Infância (POSI), fundada em 19 de maio de 1843 por Dom Charles de Forbin-Janson. Neste país, como em muitos países do mundo, foram numerosas e diversas as iniciativas que ao longo do ano celebraram este marco, realçado também pela mensagem do Santo Padre dirigida às “crianças e jovens missionários, pais, formadores e amigos” do POSI.
“Neste ano tão importante para a nossa Obra”, explica Irmã Roberta Tremarelli, Secretária Geral do POSI, “somos chamados, antes de tudo, a agradecer ao Senhor pela valiosa contribuição que o POSI ofereceu à missão da Igreja desde 1843, ao crescimento na fé de tantas crianças e jovens envolvidos, às numerosas instituições e atividades apoiadas pelas ofertas de crianças de todo o mundo. O fundador pôde ver os primeiros rebentos daquilo que o Espírito Santo suscitou no seu coração, seguindo a sua paixão missionária; hoje podemos alegrar-nos com estes frutos maduros e somos chamados a perseverar na oração, no testemunho e na oferta para que cada criança e jovem tenha a oportunidade de conhecer Jesus e crescer com Ele e como Ele em sabedoria, idade e engraçado”.
No dia 2 de dezembro, mais de 5.000 crianças das 12 dioceses do país se reuniram no Santuário Nacional de Santa Ana, na diocese de Kurunegala, junto com cerca de 1.000 animadores que contribuíram para a formação missionária das crianças e continuam a fazer então. Este é um evento inédito, pois será a primeira vez que o POSI se reúne a nível nacional. Para a ocasião, crianças e jovens pertencentes ao POSI do Sri Lanka, seguindo o lema do fundador “as crianças ajudam as crianças”, lançaram um programa de angariação de fundos a favor de uma escola muito pobre da diocese de Kurunegala através da venda de bandeiras.
Na manhã de sábado, que abrirá com a Santa Missa, precedida de uma procissão solene, o convidado principal será o Cardeal Albert Malcolm Ranjith, Arcebispo de Colombo, que foi Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, contribuindo substancialmente para revitalizar a Obra de Santa Infância. Também estarão presentes Dom Brian Udaigwe, Núncio Apostólico no Sri Lanka, os bispos das 12 dioceses e mais de 230 sacerdotes e religiosos.
0 Comentários