IAM e JM realizam o I Congresso Regional NE4, em Oeiras (PI)


Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, em Oeiras (PI), aconteceu o I Congresso Regional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da Juventude Missionária (JM), com o tema “Corações ardentes, pés a caminho” e lema “Se o coração não arde, os pés não caminham”. O encontro contou com a participação de representantes dos movimentos nas 8 dioceses do Piauí e foi assessorado pelos secretários nacionais da IAM, irmã Vânia Sousa, e da JM, padre Genilson Sousa e por Ana Maria Ribeiro, assessora da IAM, da Diocese de Caxias (MA).

A realização do I Congresso Estadual da IAM e JM, teve o objetivo de fortalecer a compreensão da missão como identidade e processo permanente da vida no exercício da escuta e da prática. Segundo o bispo de Oeiras, dom Edilson Soares Nobre, é importante viver o protagonismo da missão. “Precisamos suscitar as diversas forças missionárias, em suas realidades locais, a serem protagonistas da missão. E neste propósito, é extremamente importante motivar a participação de crianças, adolescentes e jovens no anúncio de Jesus Cristo, para um compromisso com a vivência da missão como fonte de espiritualidade e transformação”, disse o bispo.


Thalita de Jesus, adolescente que participou da atividade relatou sobre sua experiência no congresso. “O congresso foi muito gratificante para mim, foi uma experiência enriquecedora e de muito aprendizado, através dos momentos formativos tive a oportunidade de me aprofundar mais sobre a obra da IAM, na missão de evangelização outras crianças e adolescentes e também de conhecer a obra da JM e de interagir com as outras pessoas. O que ficou de aprendizado foi que mesmo com os obstáculos da missão não podemos desistir, pois na missão da evangelização de hoje são gerados os frutos para a evangelização do futuro do amanhã e que possamos voltar para as nossas comunidades e paróquia com a firme missão de propagarmos o evangelho”.

De acordo com o coordenador regional do movimento Juventude Missionária, Felipe Abreu, o congresso buscou aperfeiçoar a caminhada missionária na Igreja do Piauí e a fortalecer a vocação e o engajamento de crianças e adolescentes com a evangelização e a construção de um mundo cada vez mais fraterno e solidário. “Nosso objetivo é consolidar a união dos movimentos já que eles são complementares. Foi importante para que a gente pudesse trabalhar essa ideia de continuidade, de serviço conjunto. Foram três dias de convivência e partilha de experiências onde buscamos aprimorar e desenvolver a missão em nossas comunidades, paróquias e dioceses”, completou.

Segundo Samia Soraya, assessora da IAM na Arquidiocese de Teresina, a atividade fortaleceu as Obras. “O congresso da IAM e JM foi um passo importante para as duas Obras em nosso estado, de forma a fortalecer e integrar as Obras da IAM e JM de nosso Regional Ne4, como também fortalecendo a parceria com o Regional Ne5/MA, o congresso foi pensado de forma coletiva crianças, adolescentes, jovens e assessores se envolveram tanto na preparação quando na execução, os corações ardem e nos impulsionam a caminhar. E acreditamos que a partir desse congresso, IAM e JM, se coloque a caminho, para seguirmos fortes e corajosos como os discípulos de Emaús que se permitiram reconhecer Jesus e deixaram o coração arder pela missão”, destacou a assessora.



Postar um comentário

0 Comentários