Nos dias 17 e 18 de fevereiro, a Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Arquidiocese de Teresina (PI) realizou o Encontro de Formação para Assessores da IAM (EFAIAM). O encontro contou com a participação de 27 assessores representantes de diferentes Paróquias da Arquidiocese. A formação foi assessorada pela Coordenadora Regional Laura Leticia, contamos também com a formação sobre o Projeto da Iniciação da Vida Cristã (IVC), ministrado pela Ir. Priscila Costa, da Comissão Arquidiocesana de Catequese.
Com a realização do EFAIAM, desejamos fortalecer a identidade da Obra da IAM motivando os assessores que já atuam na caminhada da Obra, bem como formar novos assessores que irão realizar a implantação dos grupos em suas Paróquias.
Pe. Thiago, missionário redentorista, da Paróquia São José Operário, na Vila Operária (Teresina/PI) ao ser perguntado qual sua expectativa em ter enviado missionários para participar do EFAIAM nos respondeu que: “primeiro eu acredito na missão, somos missionários porque é o próprio Deus, a Santíssima Trindade é por natureza missão, porque Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo sai e volta sempre em missão. A Igreja é missionária então nunca podemos deixar de ser missionário. Nós enviamos 10 pessoas da Vila para participar aqui nessa formação porque nós acreditamos na missão e temos que começar com os pequenos, na infância, com o processo catequético agora da iniciação a vida cristã estamos preparando crianças, jovens e adultos para a vida cristã e tem que servir, tem que engajar-se, tem que se tornar missionários cristãos discípulos e discípulas de Jesus e uma maneira de fazer isso é na Infância e Adolescência Missionária”.
O EFAIAM foi um momento gratificante de partilhas, de aprendizados e de convivência entre os assessores. “Foi um final de semana incrível, cheio de aprendizado e novas amizades e estou grata por conhecer cada dos novos assessores da IAM”, relata Gabriella Pessoa, que foi criança/adolescente da IAM, coordenadora de grupo e agora faz a formação para ser assessora.
Regina Célia, que conheceu a IAM a partir do EFAIAM nos diz que “foi um final de semana de muito aprendizado, troca de experiência e uma sintonia radiante. Por isso digo: Com a alegria eu quero servir e anunciar o reino de amor, eis-me aqui Senhor”.
É importante ressaltar que na equipe arquidiocesana da IAM contamos com crianças e adolescentes e que estiveram presentes em toda o EFAIAM desde seu planejamento até a execução, estando presente de forma atuante. Assim a formação para assessores foi um reavivar da Obra na Arquidiocese, de forma a impulsionar a ampliação e o fortalecimento dos grupos.
0 Comentários