1. Partilhar o amor de Jesus
Organize, junto com seu grupo da IAM, uma campanha solidária. Coletar alimentos, roupas ou brinquedos para famílias em situação de vulnerabilidade é um gesto concreto que reflete o amor de Jesus por todos. Ao entregar as doações, compartilhe a mensagem do Natal, lembrando que Jesus nasceu pobre em uma manjedoura.
2. Criar momentos de oração em família
Sugira para sua família a montagem de um presépio e, ao redor dele, realizem orações diárias durante o Advento. Rezando juntos, relembrem o verdadeiro sentido do Natal e convidem outras famílias a fazerem o mesmo.
Ainda, as crianças e adolescentes missionários são convidados à realizar a Novena Missionária de Natal. O texto foi publicada pelo Secretariado Geral da Infância Missionária, em Roma, adaptado pela IAM da Bolívia e traduzida pelas Pontifícias Obras Missionárias do Brasil. O roteiro com os nove encontros, está disponível no blog da Garotada Missionária. Clique aqui e confira o roteiro.
Use sua criatividade para anunciar o nascimento de Jesus! Com seu grupo de IAM, monte pequenas peças de teatro ou cantatas natalinas e apresente em sua escola, comunidade ou até mesmo na vizinhança.
Propomos ainda a experiência dos Cantores da Estrela. Tradição na Alemanha desde 1959, as crianças saem vestidas como as personagens bíblicas do Natal: Maria, José, magos, anjos, uma criança vestida de estrela e também uma imagem do Menino Jesus; batendo de porta em porta e levando a bênção de Deus, dizendo: "O Menino Deus abençoe esta casa!". Confira a celebração dos Cantores da Estrela, clicando aqui.
Outra sugestão é da Folia de Natal, experiência que teve início a mais de vinte anos pela Infância e Adolescência Missionária da Diocese de São João da Boa Vista, em São Paulo. As crianças e adolescentes saem às ruas, com instrumentos, cantando e anunciando o nascimento de Jesus. Veja o roteiro da folia, aqui.
4. Conectar-se por meio da tecnologia
As redes sociais são ótimas ferramentas missionárias. Grave mensagens sobre o verdadeiro sentido do Natal, conte a história do nascimento de Jesus ou crie conteúdos criativos que possam inspirar outros a celebrar a data com fé. Poste e compartilhe nos grupos da IAM ou em suas redes sociais.
O Natal é uma época de reencontros. Seja acolhedor e gentil com todos, especialmente com aqueles que parecem mais distantes ou tristes. Com seu testemunho de fé e alegria, você pode levar luz e esperança a quem mais precisa.
Uma dica interessante é conhecer a estória do Quarto Rei Mago. A lenda conta que um quarto Rei Mago chegou até o presépio do menino Jesus, mas de mãos vazias, porque na sua viagem soube tornar-se próximo das pessoas necessitadas; na verdade já tinha encontrado Jesus em seu caminho. Você pode conferir a estória, aqui.
6. Rezar pelas missões
Dedique um tempo especial para rezar por aqueles que ainda não conhecem Jesus. Inclua em suas intenções as crianças e adolescentes missionários ao redor do mundo, especialmente em lugares onde há perseguição ou sofrimento.
7. Celebrar com simplicidade
Evite focar apenas nos presentes ou em festas grandiosas. Mostre que o Natal é, acima de tudo, o aniversário de Jesus. Proponha ao seu grupo da IAM uma celebração com orações, cantos natalinos e um momento de partilha fraterna.
Ah, e tem um presente especial: desenhos do presépio de natal e dos mascotes para colorir e bolinhas especiais com os mascotes para você recortar e colocar na árvore de natal. Esse é o presente especial das Pontifícias Obras Missionárias para animar toda a família e celebrar o Natal, que você pode fazer download aqui.
Conclusão
Ser missionário no Natal é acolher o exemplo de Maria e José, que disseram "sim" ao plano de Deus, e também o dos pastores e magos, que saíram ao encontro de Jesus. Que cada pequeno missionário viva essa época com entusiasmo, tornando-se um verdadeiro testemunho do amor de Deus.
Vamos juntos tornar Jesus conhecido e amado neste Natal? Com gestos simples e cheios de fé, somos luz que ilumina o mundo!
De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!
0 Comentários