Mascotes da IAM


Os mascotes da Infância e Adolescência Missionária do Brasil tem origem nas celebrações dos 170 anos de fundação da Obra, em 2013, quando foi realizado um concurso para escolher seus nomes.

Foram recebidas mais de 200 sugestões enviadas pelas crianças e adolescentes de todo o Brasil. Uma comissão formada pelas Pontifícias Obras Missionárias escolheram os nomes, considerando as características culturais de cada personagem, que representam os cinco continentes (África, Ásia, Europa, Oceania e América).

Kamba é o personagem da IAM representante da África; em dialeto africano seu nome quer dizer "amigo". É um personagem de pele negra, olhos castanhos, cabelo castanho escuro e, geralmente, representado com peças de roupa e/ou acessórios na cor verde.

Avaré é o personagem da IAM representante da América; seu nome tem origem Tupi e significa "homem amigo". É um personagem de cabelo preto, pele morena, olhos pretos e, geralmente, representado com peças de roupas e/ou acessório na cor vermelha. Elementos característicos são o seu cocar simples com penas vermelhas e marcas vermelhas nas bochechas, representando as pinturais corporais dos indígenas.

Irenia é a personagem da IAM representante da Europa, seu nome significa paz, serenidade. É uma personagem loira, de pele clara, olhos azuis e, geralmente, representada com peças de roupa e/ou acessórios na cor branca com uma faixa e sapatilha na cor rosa.

Fiji é o personagem da IAM representante da Oceania, seu nome faz referência a uma das ilhas que formam este continente. É um personagem de cabelo castanho, pele morena, olhos castanhos e, geralmente, representado com peças de roupa e/ou acessório na cor azul. Sua bermuda geralmente é azul com amarelo e grafismos florais.

Takara é a personagem da IAM representante da Ásia, seu nome tem origem japonesa e significa "tesouro". Tem cabelos pretos, pele clara, olhos pretos e, geralmente, representada com um kimono amarelo, com uma faixa vermelha e chinelo gueta, característicos dos japoneses. Outro acessório é uma flor decorativa em seu cabelo na cor vermelha.

Paper Toy
No ano de 2018, celebrando os 175 anos de fundação da Obra, as Pontifícias Obras Missionária (POM) disponibilizaram a arte dos cinco mascotes da IAM no formato Paper Toy, para imprimir, recortar e montar. Clique no mascote abaixo e faça o download.

        

    

Postar um comentário

5 Comentários

  1. BOA TARDE !! GOSTARIA DA HISTORIA DOS MASCOTES MAIS APROFUNDADA TIPO : COMO SURGIO OS MASCOTES ..... QUEM DEVE A IDEIA DOS DESENHOS ....

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostaria de de saber da historia do mascote!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, gostaria de obter mais informações sobre os mascotes, obrigada,Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. eu também,quero saber mais profundo sobre os mascotes.obrigada

    ResponderExcluir