Congresso Nacional da IAM vai reunir crianças e assessores em Aparecida


A cidade de Aparecida vai acolher um evento marcante para a história da Infância e Adolescência Missionária do Brasil. Acontece nos dias 27 a 29 de setembro o 1º Congresso Nacional da IAM, que pretende reunir aproximadamente 800 participantes, entre crianças, adolescentes, assessores e famílias que participam da Obra em todo o país. O encontro será realizado no Santuário Nacional de Aparecida e tem como objetivo promover a integração entre os participantes, fortalecer o protagonismo das crianças e adolescentes, criando laços de fé e solidariedade.

O tema que vai inspirar as atividades será “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt. 22,9). Durante o congresso, os participantes terão a oportunidade de acompanhar diversas atividades educativas e religiosas, incluindo palestras, workshops e momentos de oração. Além disso, serão realizadas apresentações culturais e musicais, destacando a diversidade e o talento dos jovens missionários. Para os assessores, o evento será uma oportunidade para troca de experiências, podendo ampliar as atividades junto às crianças nas ações missionárias.

Segundo Ir. Antonia Vania de Sousa, secretária nacional da IAM, o Congresso quer destacar o protagonismo das crianças e adolescentes e suas experiências missionárias. “Através deste congresso nós queremos destacar a importância das crianças e adolescentes na ação evangelizadora da Igreja. Refletir sobre a contribuição da Obra nestes 180 anos de existência, assim como sensibilizar a todos sobre a missão ad gentes e o anúncio profético de Cristo no mundo de hoje”, destacou a secretária.

Como vai acontecer o Congresso
O Congresso da IAM é destinado para crianças e adolescentes participantes da Obra, assessores e famílias que estejam envolvidas com os grupos. Também serão convidadas escolas, catequistas e instituições que trabalham no cuidado de crianças e adolescentes.

As inscrições serão realizadas através das coordenações estaduais da IAM, com vagas limitadas para cada Estado. O link de inscrição será disponibilizado para estas coordenações. A organização destinou 700 vagas para os Estados e 100 vagas para convidados. O período das inscrições acontece de 11 de março a 31 de maio. Para realizar a inscrição, é indispensável que os participantes estejam no processo de preparação proposto por cada Estado, realizem a leitura e reflexão do texto base, bem como estejam inseridos nos grupos de IAM.

Com relação à hospedagem, os participantes serão acolhidos nas famílias da Arquidiocese de Aparecida e o encontro vai acontecer no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida. Haverá atividades nas paróquias da Arquidiocese, envolvendo a comunidade local, e momentos de concentração no Centro de Eventos e no Santuário de Aparecida.

Postar um comentário

0 Comentários