Diocese de Caçador acolhe 1º Congresso Regional da Infância e Adolescência Missionária


De 26 a 28 de julho, a Diocese de Caçador acolheu o 1º Congresso Regional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 4 da CNBB no Centro de Formação João Paulo II, Linha Castelhano, em Caçador (SC). Estiveram presentes representantes de cinco das 10 dioceses de Santa Catarina (Caçador, Chapecó, Blumenau, Joinville e Florianópolis), totalizando 74 participantes entre crianças, adolescentes e adultos.

O evento contou com a assessoria da Irmã Antônia Vânia Alves de Sousa – FSFM, Secretária Nacional da IAM, tendo como tema “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e lema “Ide, convidai a todos para o banquete”. As dioceses de Joaçaba, Lages e Rio do Sul não puderam estar presentes, porém existe articulação da IAM. Já em Criciúma e Tubarão ainda não há espaços articulados.

A acolhida aconteceu na sexta-feira (26) juntamente com o credenciamento. Em seguida, a programação contou com jantar e celebração das boas-vindas e orientações sobre a atividade. 

o sábado (27), o encontro iniciou com a formação da irmã Antônia.  Em uma de suas reflexões a assessora questionou “o que é o reino de Deus para nós? ”. As respostas das crianças foram bastante criativas e demonstraram como: “ruas de ouro, grandes torres, alegria, é o nosso coração”. Outro questionamento feito pela irmã foi com relação ao acolhimento. “Será que estamos acolhendo a todos ou só alguns?”, perguntou. Ela destacou que para que as pessoas se sintam ainda mais acolhidas e queiram estar nos mesmos espaços que participamos é possível inseri-las ao através de um convite personalizado. “Quando planejamos convidar as pessoas, usamos os métodos padronizados, mas se queremos convidar de um jeito chamativo, a proposta seria comunicá-lo pelo nome, dá a impressão que é o próprio Jesus que o convida pessoalmente”, partilhou a assessora.


Durante a tarde, foram realizadas oficinas vivenciais sobre sensações, em alusão ao tema do encontro. Os participantes foram orientados sobre a atividade e em seguida realizaram uma apresentação com relação ao que refletiram. A sequência da programação contou com Noite Cultural, com apresentações locais e danças juninas.

No domingo (28) o ponto chave do encontro foi o plantio de árvores no espaço do centro de formação, onde cada diocese deixou sua marca através de uma placa, indicando em qual atividade houve a semeadura.

Alguns padres da Diocese de Caçador participaram de momentos significativos do Congresso: padre Renato Luiz Caron (referencial da Comissão Diocesana Missionária – COMIDI); padre Eleandro Hunning (referencial da IAM), padre Valmor José de Deus (coordenador diocesano de pastoral, presidiu a celebração de abertura e a celebração de envio), além do padre Élcio Alberton.

Postar um comentário

0 Comentários