Outubro: Mês Missionário


O mês de outubro é, para a Igreja Católica em todo o mundo, o período no qual são intensificadas as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação em prol da missão em todo o mundo.

A paróquia é a unidade evangelizadora da Igreja. Por ela, o mandato de anunciar a Boa Notícia, dado aos apóstolos por Jesus Cristo, ganha pleno cumprimento. A ação missionária das paróquias voltada para as famílias é um meio que nos aproxima cada vez mais daquilo que Deus sonhou, afinal: 'A Igreja é Missão!'

Oferecemos algumas sugestões para a animação do Mês Missionário que te ajudarão a realizar atividades para que a sua comunidade e as famílias se sintam chamadas à missão.

Celebrar e refletir
Os encontros, ou popularmente chamados de novenas, talvez sejam uma das formas de evangelização mais eficazes nos últimos tempos. É uma maneira de alcançar um  público muito variado, pessoas de várias idades e realidades e, com certeza, famílias inteiras que se afastaram da realidade cristã.

Logo, esses encontros possibilitam aos participantes um contato maior e por mais tempo com a Palavra de Deus, gerando comprometimento e desejo de, quem sabe, tornar-se missionário. Os momentos de partilha da palavra proporcionam um encontro com Jesus e o comprometimento com a missão evangelizadora.

Todos os anos Pontifícias Obras Missionárias (POM) organizam e distribuem para todas as dioceses do Brasil a Novena Missionária para reflexão do Mês Missionário. É um convite à sair às ruas, reunir as famílias e tornar as paróquias verdadeiras Comunidades Eclesiais Missionárias.

Eventos em locais públicos
Cada paróquia é chamada a desbravar o território onde está inserida, e sabemos que em cada um deste se faz presente inúmeras pessoas com suas realidades, desafios e anseios. Muitos não conseguem chegar até o local onde está localizada a igreja (entenda-se aqui a parte física, o templo), portanto, realizar eventos em locais públicos torna conhecido que ali, naquela área, ou próxima a ela, existe uma igreja viva e disposta a favorecer a missão de cada um em sua realidade particular.

O Mês Missionário é uma oportunidade para reunir as pastorais, movimentos e toda a comunidade para vivenciar a Igreja em saída... Além das celebrações, podem ser realizadas diversas iniciativas, muitas delas vivenciadas nos grupos de Infância e Adolescência Missionária como as Caminhadas Missionárias, Gincana Missionária, Bate Latas, a oração do Terço Missionário e a Pedalada Missionária.

Liturgias
Nas celebrações litúrgicas propor comentários, homilias, ofertórios vivos; decorem as comunidades com as cores missionárias e os símbolos que recordam a universalidade da missão; motivem a comunidade para um maior empenho e abertura missionária. A própria coleta, no Dia das Missões (realizado no penúltimo domingo de outubro), seja organizada de maneira que estimule a generosidade dos cristãos.

O objetivo é promover e despertar a consciência, a vida e as vocações missionárias, bem como realizar a coleta no Dia Mundial das Missões, celebrado todos os anos no penúltimo domingo de outubro. A data foi instituída pelo papa Pio XI, em 1926, como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização nos cinco continentes. Após quarenta e seis anos, em 1972, o Brasil começa, não apenas a celebrar um dia, mas um mês inteiro para despertar, em medida maior, a consciência da missão ad gentes por meio da Campanha Missionária.

A Campanha Missionária é uma ocasião para realizarmos atividades capazes de movimentar todos os setores das nossas comunidades e intensificar as iniciativas de animação e cooperação em prol das missões em todo o mundo.

Testemunho Missionário
O Mês Missionário é uma oportunidade para destacar o testemunho de missionários e missionárias, cristãos leigos e leigas, da vida consagrada, de ministros ordenados, de povos originários, do povo de Deus das Igrejas locais e dos visibilizados que nos confins do mundo testemunham o Evangelho de Jesus Cristo, tendo o Espírito Santo como protagonista da missão.

Os diversos agentes de pastorais são convidados à partilharem o seu testemunho, contudo, é importante também esforçar-se para destacar o testemunho missionário além-fronteiras: se na paróquia ou diocese estiver um missionário que já foi à missão em outras realidades ou é missionário além-fronteiras peça para dar um testemunho e falar da sua missão. Ainda, deixem que as crianças da Infância e Adolescência Missionária ou os jovens da Juventude Missionária falem como é sua missão e seu carisma.

Ainda, todos os anos, no material preparado para a Campanha Missionária, há vídeos trazem testemunhos de missionários. O material está disponível na página do Youtube das Pontifícias Obras Missionárias e podem ser utilizados nas reuniões, momentos de celebração e celebrações ao longo do mês de outubro e de todo o ano.

Para saber mais sobre a Campanha Missionária, acessehttps://cm.pom.org.br/

Postar um comentário

0 Comentários