Catequese e Infância Missionária participam de Gincana Ecológica


O Santuário da Divina e Trina Ternura, em Guarapuava (PR), acolheu no sábado, 4 de outubro, dia em que a Igreja celebrou São Francisco de Assis, um encontro especial promovido pela catequese e pela Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Paróquia Santos Anjos. O momento foi de alegria, convivência e cuidado com a criação, unindo fé e compromisso ambiental.

De acordo com Terezinha Penafiel, conhecida carinhosamente como Tere, da Pastoral da Ecologia Integral, o encontro foi resultado de uma gincana ecológica realizada ao longo das últimas semanas na paróquia, que envolveu crianças, catequistas e famílias em uma bonita ação de coleta de tampinhas plásticas e óleo de cozinha usado. “Foi um momento de confraternização e premiação pela gincana. As duas equipes vencedoras participaram de um piquenique no Santuário, com brincadeiras, doces, lanches e muita alegria”, contou Tere.

A gincana, que teve início em 15 de agosto e terminou em 27 de setembro, mobilizou 40 crianças da Infância Missionária e 505 catequizandos das 1°, 2°, 3° etapas Eucaristia e 4°, 5° etapas Crisma.


O resultado foi expressivo: 85 quilos de tampinhas e 68 litros de óleo de cozinha usado. “Foi gratificante ver o empenho das crianças e dos catequistas. As tampinhas foram doadas aos freis, que as encaminham para Ponta Grossa, onde são transformadas em produtos usados na confecção de fraldas. Já o óleo de cozinha entregamos à empresa GRT Óleo Vegetal, que nos dá uma contribuição de um real por litro entregue”, explicou.

Entre os grupos premiados, a turma da 2ª etapa da Eucaristia, coordenada pelos catequistas Mônica e Vilmar, conquistou o primeiro lugar na arrecadação de óleo usado, somando 20,5 litros. Já a assessora Irmã Celita destacou-se na arrecadação de tampinhas, com 13,051 quilos.

O piquenique foi marcado não apenas pela alegria das crianças, mas também pela espiritualidade e pela reflexão sobre o cuidado com a casa comum. “Durante o encontro, tivemos um momento de oração e espiritualidade ao ar livre, falamos sobre a ecologia integral e sobre a missão de São Francisco de Assis, que nos inspira a amar e proteger toda a criação”, destacou Tere, agradecendo ao Frei Roberto e a todos os coordenadores de catequese pelo apoio à iniciativa.

Com brincadeiras, brinquedos infláveis, e muita animação, o dia foi um verdadeiro testemunho de que a evangelização também acontece por meio da educação ambiental e da alegria missionária.




Postar um comentário

0 Comentários