Novo Presidente da Conferência Europeia para a IM: as crianças plenamente protagonistas da ação missionária

EUROPA/LUXEMBURGO - “Missão: vivê-la a partir do batismo!” foi o tema da reflexão proposta pela Conferência Europeia da Infância Missionária que se realizou em Luxemburgo, após dois anos. Os participantes discutiram e refletiram sobre o compromisso missionário de todos os batizados: conquistados pelo amor de Deus, os batizados partilharão sempre com palavras e ações tal amor com os outros. E isso será para eles um contínuo enriquecimento. Portanto, a vida missionária não é “um caminho em único sentido”.
Os responsáveis pelos países europeus em que está presente a Pontifícia Obra da Infância Missionária dedicaram particular atenção à situação das crianças, buscando responder a alguns quesitos: “como eles vêem a vida? Que tipo de perguntas se fazem? Como agem na sociedade?”. É evidente que as crianças são plenamente protagonistas da ação missionária e que são particularmente sensíveis à situação das outras crianças do mundo, chegando a realizar grandes gestos de solidariedade. Não é por acaso que o slogan da Infância Missionária é “As crianças ajudam as crianças’.
A CEME representa sobretudo um importante lugar de encontro, a partir do momento que a situação da Infância Missionária nos países europeus é muito diferente. Se em alguns países a Obra dispõe de grandes recursos de pessoas e financeiros, tendo como vantagem uma longa tradição, em outros países se encontra em sua fase inicial, podendo contar somente com algumas pessoas. Nesta perspectiva a CEME se torna um fórum de troca de ideias e subsídios de trabalho. Além disso, os contatos pessoais facilitam a colaboração além do tempo restrito da conferência. Durante a reunião, os participantes saudaram com muita gratidão Jean Lazarus (da Missio Bélgica) em final de mandato como Presidente da CEME, que deixa o cargo a Flavio Moresino (da Missio Suíça-Liechtenstein) que será o Presidente para o período 2010-2016 coadjuvado por uma comissão composta por representantes da França, Luxemburgo, Irlanda e Alemanha.
FONTE: Agência Fides - 07/04/2010

Postar um comentário

0 Comentários