Nos dias 21 a 23 de maio, a Infância e Adolescência Missionária do Espírito Santo esteve reúnida na Paróquia de Nova Venécia, Diocese de Sao Mateus/ES, para o 11° Congresso da IAM. Estiveram presentes as dioceses de São Mateus, Colatina, Cachoeiro e Arquidiocese de Vitória. Novamente estusiamo e alegria prevaleceram neste belíssimo congresso, onde aproximadamente 150 crianças coordenadores e 50 assessores reúniram-se com o tema: “Deixe vir a mim as crianças!” (Mt.19,14) e o lema “Num mundo em mudança”. As crianças são protagonistas da missão tendo voz e vez, elas são missionárias num mundo em mudança onde a intenet, o orkut e o msn estão na moda. Novamente reafirmaram os compromissos da IAM para a vida e serviço da Igreja e para o anúncio e testemunho de Jesus nos cinco continentes.
Cauan, missionário coodenador da IAM de Castelo, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, assessorou este encontro dos coordenadores (crianças), enfatizando o lema “Num mundo em mudança”. Num outro momento, tivemos a presenta da irmã Sidoni, Missionária Comboniana do Congo (África), testemunhando um pouco a sua experiência missionária. Em seguida o Padre Luidi, Missionário Comboniano da Paróquia de Santo Antônio, Diocese de São Mateus, apresentou um vídeo do 2º Congresso Nacional da IAM, e também a sua experiência.
No sábado a tarde, esteve presente o bispo diocesano de São Mateus, Dom Zanoni, fazendo um convite especial a todos os presentes, baseado no lema, pedindo a todos para fazer bom uso destes meios de comunicação, transmitindo coisas boas pela intenet, orkut e msn. A noite, tivemos a Via-Sacra Missionária (POM) pelas ruas da cidade, onde houve grande aceitação pelas familias, e em seguida tivemos a noite cultural, com grande alegria compartilhamos grandes experiências.
Domingo, dia de Pentecotes, às 10 horas tivemos a missa de encerramento e envio celebrada pelo Pe Luidi e Pe Valdinei, coordenador diocesano da Dimensão Missionária e com muito entusiasmo, encerramos esse animado congresso com um grande almoço. Em seguida, cada um retornou aos seus lares entre choro e muita alegria.
Agradecemos a diocese de São Mateus em nome do coordenador de pastoral Pe. Edvaldo Klipel pelo apoio e a paróquia de São Marcos Pe. Honório, que não mediu esforços para acolher a todos. Umas duzentas familias acolheram os delegados do congresso com muito amor. Isso foi muito gratificante.
Francisco Malacarne Neto (Kiko)
Coordenador Estadual da IAM.
2 Comentários
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPAREBENS KIKO PELO SEU TRABALHO ESTÃO LINDAS AS FOTOS XERIMMMM ARLANE MARKELY CEARA
ResponderExcluir