X ELMI da Arquidiocese de Fortaleza/CE – 03 a 07/09/2010


Tema: NAVEGANDO SEM FRONTEIRAS

Lema: “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens”. Lucas 5,10

O objetivo geral do X ELMI – Encontro de Líderes Missionários Infantis foi renovar o ardor missionário e o compromisso com a missão cristã de pescadores de homens, sobre o eixo do conhecimento e do respeito à cultura de todos os Continentes.

Para entendermos a metodologia do ELMI e da própria Obra Pontifícia da Infância e Adolescência Missionária é necessário olharmos a pedagogia de Jesus. Jesus, primeiramente, mostrou, em sua vida, a presença da misericórdia e do poder salvívico de Deus. Compreendeu cada um dos apóstolos, dos discípulos e discípulas na sua identidade e em circunstâncias bem concretas: Acolheu, criou relações de amizade, ajudou, perdoou, consolou, fortaleceu, abençoou, serviu até o extremo de oferecer sua vida. Os discípulos e discípulas perceberam e vivenciaram esta experiência de serem chamados e de se sentirem amados.

Por meio de formação de grupos com as cores e os nomes dos 5 Continentes, o ELMI busco proporcionar aos participantes a experiência de vida em comunidade, para que cada um possa seguir o exemplo de Jesus de acolher e ser acolhido pelos companheiros de equipe, criando relações de amizade.

Cada grupo teve um representante, que como o próprio Jesus ensina no lava-pés, deve se por ao serviço dos irmãos, se doando e buscando atender às necessidades do grupo. A participação dos grupos em Oficinas de , num sistema de rodízio, proporcionou o aprendizado em grupo, permitindo que os participantes conheçam a identidade uns dos outros, ajudando, perdoando, consolando e fortalecendo a equipe.

Ao final do ELMI cada participante retornou ao seu grupo de origem, à sua comunidade, à sua paróquia, como uma missão: ser multiplicador(a) da animação, da formação e da cooperação missionária vivenciada nos 4 dias de encontro.

As Oficinas realizadas foram:

Liturgia Sem Fronteiras
Objetivo: Fornecer informação sobre liturgia, ensinando como organizar e como participar de uma celebração missionária, conhecendo a realidade da liturgia em todos os continentes.

Danças Missionárias
Objetivo: Ensinar coreografias para músicas com carisma missionário e apresentar danças típicas de cada continente.

Espiritualidade: Vivência em cada Continente
Objetivo: Vivenciar um momento de contato íntimo com Deus, e conhecer a realidade das diferentes formas de oração e comportamento dos católicos nos continentes.

Cultura: Conhecer e Respeitar
Objetivo: Disseminar a tolerância cultural e apresentar os diferentes aspectos da cultura dos cinco continentes (trajes, rituais e comidas típicas,...)

Dinâmica de Grupo como Instrumento para Reflexão Missionária
Objetivo: Capacitar os participantes para o discernimento entre Brincadeira e Dinâmica de Grupo, de forma a permitir a utilização da dinâmica adequada a cada área integrada, além de apresentar o uso de dinâmicas que abordem os continentes.

Gincana dos Continentes
A gincana ocorreu durante todo o evento de forma integrada com o tema por meio de provas lúdicas e didáticas que proporcionaram a fixação do tema e das Oficinas. Os times foram formados de acordo com as cores dos Continentes.














Postar um comentário

1 Comentários

  1. OI GALERINHA, TOU COM SAUDADES.
    ESSE X ELMI FOI TUDO DE BOM.
    ESPERO QUE ANO QUE VEM SEJA MELHOR....
    BEIJOS, FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir