Brincadeiras pelo Brasil


Na última quarta-feira, apresentamos como as crianças e adolescentes brincam em dez países diferentes. No Brasil, existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra-bandeira, cabo de guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca de forno, tá pronto seu lobo?, amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, adedonha ou stop, quebra-panela, o coelho sai, sobra um, concentração.

Atualmente, as brincadeiras e jogos infantis populares estão sendo substituídos pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador. A evolução urbana também tem contribuído para a extinção dessas atividades; o fato de trocar a moradia em casas por prédios de apartamentos e o processo de insegurança no País, estão fazendo com que as calçadas deixem de ser um local de divertimento infantil.

Contudo, as brincadeiras persistem. Abaixo, você pode assistir a cinco vídeos, com as melhores brincadeiras de cada região do Brasil. Aprenda as regras, ouça as músicas e experimente!

Brincadeiras da Região Centro-Oeste
Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Corre Cutia, Cinco Marias, Galinha, pintinho e raposa e Chocolate Inglês, praticadas pelas crianças da região Centro-Oeste do Brasil.



Brincadeiras da Região Sudeste
Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Dom Frederico, Laranjas Maduras, Barra-Manteiga, Briga de Galo e Amarelinha em Caracol, praticadas pelas crianças da região Sudeste do Brasil.


Brincadeiras da Região Norte
Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Roubo da Melancia, Caí no Poço, Tucuxi e Curupira, praticadas pelas crianças da região Norte do Brasil.


Brincadeiras da Região Nordeste
Aprenda as regras e divirta-se pulando corda e brincando de Sete Pecados, um jogo com bola praticado pelas crianças da região Nordeste do Brasil.


Brincadeiras da Região Sul
Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Boi de Mamão, Caiu na rede é peixe e Taco, praticadas pelas crianças da região Sul do Brasil.


No site da Revista Escola, na página das Brincadeiras Regionais, é possível aprender muitas brincadeiras. Veja abaixo uma prévia do conteúdo e acesse o link aqui.


Você também pode assistir a outros vídeos, aprender outras brincadeiras e alguns brinquedos através dos sites:

Postar um comentário

0 Comentários