Nos dias 27 e 28 de agosto, no salão da Paróquia São João Batista em Pouso Alegre/MG aconteceu o primeiro EFAIAM nível 1, com a coordenadora estadual da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Maria das Dores Silva Santos (Dorinha) que veio de Belo Horizonte, especialmente para esta formação.
No inicio do encontro, Dorinha apresentou a história e trabalho das Pontifícias Obras Missionárias (POM) que tem como objetivos:
- Despertar e aprofundar a consciência missionária do povo de Deus;
- Estimular as igrejas a rezarem umas pelas outras e serem solidárias na evangelização do mundo;
- Conscientizar o cristão sobre a vida e necessidade da missão universal.
Toda a fundamentação da Infância Missionária foi inspirada por Dom Carlos e passada-nos através de um material rico em conteúdo e com dinâmicas de grupo bastante criativas; a metodologia dos 12 passos da implantação e as 4 áreas integradas: o ver (a realidade), o julgar (a espiritualidade missionária), o agir (compromisso missionário), o celebrar (vida de grupo). A mística do cofrinho: “as crianças e os adolescentes comprometem-se a repartir seus bens com os que nada tem mesmo a custa de sacrifícios”.
A espiritualidade foi tratada com relevância durante toda a formação, pois, “a espiritualidade missionária é a opção de vida que escolhemos para nós, é a nossa essência”.
Ainda durante o encontro, foi realizado algumas dinâmicas de modo que modo que acontecesse a integração entre os participantes.
No final foi realizada uma avaliação onde se destacou a organização do encontro, a alimentação, os temas abordados, a alegria de conhecer a Dorinha, a acolhida por parte da paróquia de São João Batista, a presença dos seminaristas... No que pena destacou-se a questão de ser poucos dias e a pouca participação das paróquias. No que tal – que a Dorinha volte outras vezes.
Por último, foi feito o envio missionário e Dorinha entregou os certificados aos participantes.
“De todas crianças do mundo, sempre amigos”
Cristina Márcia da Silva
0 Comentários