Dia Mundial das Missões é celebrada na Catedral da Sé, em São Paulo/SP.


A celebração do Dia Mundial das Missões em São Paulo, foi celebrada na Catedral da Sé, no marco zero da cidade, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Cardeal D. Odilo Pedro  Scherer e pelo Arcebispo Emérito, Cardeal Dom Caludio Hummes, com a presença de todos os bispos das regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo, dos missionários e missionárias e uma multidão de fiéis. Mas, neste ano, de modo particular a missa contou com a presença dos religiosos das famílias guanelliana e xaveriana, cujos fundadores, Luís Guanella e Guido Maria Conforti, respectivamente, foram canonizados pelo papa Bento 16, em Roma, também no domingo. Na ocasião, também comemorou-se os 12 anos de reabertura da rádio 9 de Julho.


A celebração foi organizada e coordenada pelo COMIAR (Conselho Missionário da Arquidiocese), com a participação da Infância e Adolescência e Missionária (IAM), que fez a procissão das ofertas, levando símbolos que recordaram o tema da Campanha Missionária deste ano: Missão na Ecologia.

Durante a sua homilia, Dom Odilo não deixou de lembrar a missão das famílias, que tem o papel de transmitir a fé para as novas gerações por meio de uma vida cristã, e dos muitos leigos que vão para outras terras e "levam consigo a fé" fazendo a igreja presente em muitos lugares.

A mensagem do papa Bento 16 para o Dia Mundial das Missões também foi destacada pelo arcebispo, na qual, entre muitos aspectos, o pontífice ressalta que todos os batizados são corresponsáveis pela obra evangelizadora da Igreja.

Dom Cláudio, recentemente nomeado presidente da Comissão Episcopal para  Amazônia, da CNBB, falou sobre a necessidade missionária dessa região do país. Ele afirmou que a evangelização da Amazônia é de responsabilidade de todos e que não basta apenas enviar missionários, é preciso também ajudar a sustentá-los na missão.

No final D. Odilo abençoou e enviou cinco religiosos que partem em missão. Da congregação  dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada foram enviados os diáconos Edicarlos Alves dos Santos, para África do Sul,e Patrick Oliveira Urias, que parte para Zâmbia. Da congregação das Franciscanas Missionárias de Maria, duas religiosas partem para o Amazonas - irmã Amélia da Conceição da Cunha, vai para prelazia de Tefé, e Maria Aparecida Ferreira, atuará na Arquidiocese de Manaus. Já a irmã Maria Luengo veio da Espanha a atuará na Arquidiocese de Taubaté (SP).



Postar um comentário

0 Comentários