ÁFRICA/ZÂMBIA - Pontifícias Obras Missionárias: manter viva a chama da missão


"Manter viva a chama da missão": esse é o convite que as Pontifícias Obras Missionárias (Pom) da República da Zâmbia – centro-sul da África – lançam para o dia 6 de janeiro (próxima sexta-feira), por ocasião da solenidade da Epifania e Dia Mundial da Infância Missionária.

"A festa da Epifania do Senhor – escreve numa nota o Diretor nacional das Pom zambiana, Pe. Bernard Makadani Zulu – expressa a vocação da Igreja e a sua missão universal. A solenidade da Epifania é uma festa para as crianças que são chamadas a viver com alegria o dom da fé e a rezar a fim de que a luz de Cristo possa alcançar todos os jovens do mundo."

Neste sentido, todos são chamados a "intensificar o cuidado pastoral para com a infância a fim de ajudá-la a realizar a sua missão, ou seja, defender a Boa Nova do Senhor no mundo inteiro" – continua Pe. Makadani Zulu.

Em seguida, explicando a escolha do tema para o Dia Mundial da Infância Missionária 2012, o sacerdote escreve: "Nós que vimos a luz de Cristo temos a obrigação de tornar conhecida a sua presença até os extremos confins da terra" e é justamente "através das Pom que a Igreja dá às crianças uma responsabilidade especial no âmbito da missão e espera delas uma resposta generosa".

Daí, o forte realce ao fato de "a Infância missionária ter se tornado um ícone do compromisso das crianças cristãs que ajudam a Igreja em sua missão evangelizadora mediante a oração, o sacrifício e os gestos concretos de solidariedade".

No fundo – reitera Pe. Makadani Zulu –, o lema das Pom é "As crianças ajudam as crianças" e a Igreja coloca-o em prática "educando os pequenos à abertura para o mundo inteiro e para com as condições críticas de seus coetâneos menos favorecidos".

Depois, agradecendo a todos aqueles que atuam no setor, o responsável pelas Pom zambiana ressalta a importância de manter as crianças "no centro das missões, assistindo-as e acompanhando-as ao longo do caminho da generosidade, da fraternidade e da fé alegre que gera esperança".

Por fim, o sacerdote recorda o Ano da Fé, convocado por Bento XVI a ser celebrado de 11 de outubro deste ano a 24 de novembro de 2013, em comemoração aos 50 anos do Concílio Vaticano II: uma iniciativa que quer "ajudar os católicos a apreciar o dom da fé, a aprofundar a sua relação com Deus e a reforçar o compromisso a partilhar a fé com os outros". Um compromisso para o qual os mais jovens devem ser cada vez mais sensibilizados – conclui o Diretor das Pom zambiana.

FONTE: Radio Vaticano - 05/01/2012

Postar um comentário

0 Comentários