AMÉRICA/ARGENTINA - Com espírito missionário a serviço das crianças, "tesouro da Igreja"


Abriu-se nesta segunda, 16, em Buenos Aires, a "Escola dos Animadores da IAM" (Infância e Adolescência Missionária), que se realiza, de 16 a 22 de janeiro, em dois níveis (crianças e adolescentes) na sede da Escola para Animadores das Pontifícias Obras Missionárias (ESAM). Segundo as informações enviadas à Agência Fides pela Direção nacional das POM da Argentina, a ESAM constitui uma realidade de formação fundamental para os animadores (seja novos, seja aqueles mais experientes) para enriquecê-los e fazê-los crescer em seu serviço missionário para as crianças e os adolescentes. Os animadores são formados através da oração, da vida comunitária, da formação propriamente dita, da animação e dos aspectos teológicos, espirituais e metodológicos, sempre em referência à missão dirigida às crianças no I nível e aos adolescentes no II nível.

O Diretor nacional das POM, pe. Osvaldo Pablo Leone, na abertura do evento deu as boas-vindas aos animadores participantes, que provêm de sete das oito regiões pastorais da Argentina, aos animadores religiosos e leigos e aos representantes das 17 dioceses do país.

O Diretor nacional também informou que a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária celebrará em 2013 os seus 170 anos, "portanto, para nós - disse -, além de ser uma grande alegria, é também o momento de agradecer a Deus por tudo aquilo que o Senhor Jesus fez na história da Igreja através da vida missionária de muitas crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, será um momento para rever e avaliar o nosso serviço, e projetar para o futuro as novas linhas de ação. Para nós hoje, como em 1843 era para Mons. De Forbin-Janson, as crianças e os adolescentes são um tesouro da Igreja, um verdadeiro potencial, capaz de transformar a realidade através de uma 'rede de solidariedade humana e espiritual', como amava dizer o Papa João Paulo II, referindo-se à IAM".

FONTE: Agência Fides - 17/01/2012

Postar um comentário

0 Comentários