Regional Oeste 1 acolhe Encontro de coordenadores da IAM e JM


O secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) padre André Luiz de Negreiros, assessorou no fim de semana, dias 24 a 26, o Encontro de Coordenadores Diocesanos da IAM e da Juventude Missionária (JM), realizado no Instituto Teológico João Paulo II, em Campo Grande (MS).

Durante o evento, que reuniu 12 coordenadores da IAM, o assessor apresentou a metodologia de elaboração de um plano de formação missionária, com ênfase nos diversos tipos de realidade e de público que devem ser considerados e incluídos, como exemplo, as crianças que estão sendo alfabetizadas entre três e seis anos. Padre André observou ainda que “o assessor e a liderança deve saber lidar com a transição entre infância e juventude”, para que esse público continue sua caminhada missionária.

A coordenadora da IAM, na paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Grande, Antônia Queiroz, afirmou que o encontro teve também o objetivo de falar a respeito de como são os grupos hoje, o que pode ser feito e que mudanças se pretende para a missão com as crianças e adolescentes.

Sobre o estudo da realidade, padre André advertiu sobre o comportamento das crianças  com relação ao consumismo e à facilidade de acesso à internet e ao uso indisciplinado das novas tecnologias. "Muitas crianças são vítimas de uma erotização precoce nas vestes, na música, no comportamento. São vítimas do consumismo desenfreado, da obesidade pela falta de educação alimentar, em que muitos culpam o governo, ou fazem regimes forçados que acabam em outros problemas”.

Outro enfoque dado pelo secretário da IAM foi sobre os Congressos Missionários Americano (CAM4) Latino Americano (Comla9) e o Nacional, este último que será realizado no próximo mês de julho, em Palmas (TO). Ele também destacou a abertura do Ano da IAM em maio de 2013 com o Mês e a Jornada da Infância e Adolescência Missionária e apresentou os novos materiais de trabalho Obra: o lenço e o escudo. Ainda no evento houve espaço para o estudo de documentos missionários e a elaboração de roteiros para encontros da IAM com temas livres.

Rosângela Urt, coordenadora do Conselho Missionário do Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) da CNBB, disse que vem de Corumbá para esse tipo de atividade em Campo Grande há quatro encontros. Para ela, “é uma ótima maneira de ver e analisar a realidade, trocar experiência e proporcionar a formação necessária para as lideranças atuarem em suas localidades”.

Com a metodologia e as pistas de construção de um plano de formação, os participantes fizeram grupos de trabalho para serem apresentados e depois reestruturados em conjunto. No grupo, estavam representantes das cidades de Campo Grande, Corumbá e Dourados, Coxim, Três Lagoas e Jardim. A diocese de Naviraí não teve representante.

O encerramento do encontro, neste domingo, 26, precede à Solenidade de Abertura da Campanha da Fraternidade 2012, “Fraternidade e Saúde Pública”, na arquidiocese de Campo Grande, realizada no Ginásio Dom Bosco, sob a presidência do arcebispo dom Dimas Lara Barbosa.

FONTE: POM

Postar um comentário

0 Comentários