Coordenador(a) e assessor(a) da IAM... De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!


Na Infância e Adolescência Missionária, os protagonistas são as crianças e adolescentes. O assessor jovem ou adulto que os auxilia é apenas um facilitador. Sabemos que isso não é novidade para quem já mergulhou no universo de nossa Obra, porém acrescento algumas dicas para a nossa caminhada. O assessor acredita nas crianças e adolescentes, valoriza as culturas e as religiões de todos os povos, as maneiras de viver de cada pessoa e o jeito de anunciar Jesus.

Na nossa obra, o assessor acredita nas capacidades das crianças e adolescentes, na capacidade deles de influir em outras crianças e adolescentes, e também nos adultos. Conhece as crianças e adolescentes de perto, convive com elas, incentiva a criatividade e a vocação missionária delas. O assessor sabe que todas as crianças e adolescentes são chamados a ser sujeitos da missão. Conto com o valioso trabalho de vocês e quaisquer dúvidas ou considerações sobre nossa obra entrem em contato comigo: Pe. André Luiz de Negreiros – infancia@pom.org.br

IAM nas Escolas Maristas do Brasil
 Tive a imensa alegria de participar de uma vídeo conferência num escritório do Colégio Marista em Brasília e estavam conectados representantes de 38 escolas maristas espalhadas pelo Brasil a fora. Percebemos que hoje já não se valoriza apenas o QI = quociente de inteligência. Há outras formas diferentes de inteligência, e uma delas é a inteligência emocional. E se esta última é tão valorizada, hoje, é porque o adensamento da população no planeta e as formas cada vez mais intensas de convivência social tornam mais rara a possibilidade do sucesso solitário. Em geral, a educação está programada para formar um geniozinho do vestibular, de brilho individualista, tímido, ensimesmado, incapaz de desenvolver um projeto em grupo.

A ênfase no equilíbrio emocional deve ser também o objetivo dos encontros da IAM. Desenvolvendo este caminho ajuda a criança a crescer integralmente, sendo capaz de amar a Jesus e aos irmãos com umas personalidades equilibradas, harmoniosas, portanto, feliz. Se até os gênios têm que se esforçar para melhorar sua inteligência, conforme as recentes descobertas científicas, então, vamos nós também, assessores, crianças e adolescentes, trabalhar para sermos cristãos saudáveis, cada vez mais comprometidos com o Reino de Deus.

Estas convicções geraram, como fruto, a implantação da IAM em todas as escolas maristas e também na realização de um seminário nacional sobre a nossa obra nas escolas católicas contemplando também outras congregações que já fazem ou queiram iniciar esta experiência maravilhosa.

IAM pelo mundo
Embora a IAM tenha nascido para socorrer a triste situação das crianças chinesas, logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro. Hoje a nossa obra está presente em quase todos os países dos cinco continentes e o seu carisma continua atual pois consiste num programa baseado na oração, no sacrifício e em gestos de solidariedade concreta: assim as crianças e adolescentes podem tornar-se evangelizadores de outras crianças e adolescentes.

Nestes últimos 5 anos a Obra tem se desenvolvido com grande vigor e intensidade: o resgate, o batismo, o sustento e a educação das crianças dos povos que não conhecem Jesus Cristo foram, desde o início, os objetivos da IAM. Prestar todos os socorros materiais, morais, intelectuais e religiosos de que necessitam as crianças de todos os lugares, culturas, raças e crenças, eis o plano ambicioso da IAM que continua espalhando as gotinhas missionárias e ano que vem de forma jubilosa celebraremos os 170 anos de fundação no mundo e em nosso país o ano da IAM (2013-2014) com vontade de multiplicar o protagonismo das crianças e adolescentes que formam o futuro do mundo e da Igreja.

Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da IAM

Postar um comentário

1 Comentários

  1. A IAM tem feito a diferença em nossa comunidade educativa marista de Salvador-BA. Parabéns pelo trabalho padre André Luiz!

    ResponderExcluir