ENCONTROS: Fraternidade e Saúde Pública?

De todas as crianças do mundo, sempre amigos!
A partir deste mês, entramos em sintonia com a Campanha da Fraternidade, que, neste ano, contempla o tema: Fraternidade e Saúde Pública. Como missionários que vocês são, convidem todos e todas para refletirem e exigir das autoridades melhorias para a saúde pública de sua comunidade.

1ª SEMANA – REALIDADE MISSIONÁRIA
TEMA: O que é Saúde Pública?
Como é tratada a saúde pelos nossos governos, de todas as esferas, tanto do Brasil como de outros países?

Assessor(a): Assistir ao filme Sicko para perceber o alcance do tema.


Atividade: Pedir que desenhem o que tem de bom e o que pode melhorar no atendimento dos postos de saúde, na ação dos agentes de saúde e no atendimento dos hospitais públicos.


Oração: Relembrar as diversas situações positivas relatadas, pedir pelas pessoas que trabalham no SUS e pelas que dependem do atendimento do SUS. Pedir pelas situações que apresentam o descaso dos profissionais, dos governos e da própria população para com a saúde, que impedem “que a saúde se difunda sobre a terra”. Pedir pelas pessoas de todos os continentes atingidas pela precariedade da saúde pública de seu país. Pedir pelos governantes, pelos profissionais e pelas lideranças comunitárias.


Compromisso da semana: Entrevistar a comunidade sobre a situação da assistência à saúde no bairro. Pesquisar também sobre as situações da saúde pública dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.


2ª SEMANA – ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA
TEMA: Jesus cuidava da saúde dos seus!
Jesus levava os discípulos para os tempos de descanso (cf. Mc. 6, 31), para que se alimentassem (cf. Jo. 21,9), para que melhor convivessem e rezassem juntos.
Deus cuida da saúde do seu povo. Todos os seus filhos queridos – não só os que têm dinheiro -  e todos devem viver com dignidade seu direito à saúde.


Oração: Refletir, a partir de Eclo. 38, 8 se todos têm acesso à saúde, particularmente à saúde espiritual.


Compromisso da Semana: Entrevistar as pessoas da comunidade sobre como estão vivendo sua relação com Deus, pois ela favorece a saúde espiritual.


3ª SEMANA – COMPROMISSO MISSIONÁRIO
TEMA: Ir ao encontro dos que sofrem!


Oração: Pedir nominalmente pelos doentes do bairro.


Compromisso da semana: Para que a saúde se difunda na comunidade, que tal visitar alguém que está doente? Que tal fazer uma lista dos doentes do bairro para rezar daqui em diante por essas pessoas, oferecer sacrifícios pelo conforto espiritual delas e visitá-las regularmente durante este ano?


4ª SEMANA – VIDA DE GRUPO
TEMA: “Vinde a mim todos... E Eu vos aliviarei” (Mt. 11, 28)
Nesta confraternização, podemos trazer alguns dos doentes da nossa comunidade. Convidar, também o pároco, para confraternizar e dar a bênção da saúde aos presentes.


Sara Guerra e Cleyton Paes
Coordenadores da JM no Ceará e Assessores da IAM
Publicado no Jornal Missão Jovem – Ed. 275 – Março 2012

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Maravilhosa sugestão.
    Parabéns



    Adenilza Serra - Coordenadora Diocesa
    Salvador - Bahia

    ResponderExcluir