Expectativas da Santa Infância


O ano de 2012 começou cheio de boas expectativas para a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária. O caminho que a Obra percorreu no Brasil ao longo destes anos está enchendo de crianças e adolescentes que assumem o seu protagonismo com vontade de tornar o mundo mais solidário e fraterno. E precisamos avançar ainda mais envolvendo mais e mais crianças e adolescentes.

Usando as experiências das viagens pelos rincões do Brasil e com uma atenção voltada para deixar a Obra sempre com o rosto de nossas crianças e adolescentes, estamos desenvolvendo novos materiais buscando aplicar, cada vez mais, o nosso carisma em nossa terra brasileira contemplando o olhar além fronteiras.

Tendo em vista a celebração dos 170 anos de fundação, a nossa Obra se prepara para vivenciar no Brasil "o ano da IAM", que abrirá a exemplo de outros países a experiência da Jornada Nacional da IAM, um dia dedicado à prática intensa de nosso carisma: "uma Ave-Maria e uma moeda" para ajudar as crianças do mundo. Estamos preparando propostas de congressos voltados para crianças e adolescentes em nível estadual, materiais voltados a crianças na fase de alfabetização e fortalecimento da psicopedagogia dos assessores. Tudo isso já está sendo aplicado no decorrer de nossa agenda anual que, para este ano, segundo nossos controles, temos 132 encontros agendados em todo o país com as assessorias nacional,estaduais e diocesanas.

O fortalecimento de nosso trabalho se dá por meio de amor à Obra da IAM e quando sentimos as duras realidades que continuam vulneráveis as situações impostas pela sociedade globalizada que muitas vezes rouba a infância daqueles que formam o futuro da Igreja e do mundo. Vale a pena olhar para o rumo de nossa Obra que caminha com as crianças em várias situações de cativeiro. Em algumas nações também as crianças e adolescentes podem ser processados e condenados, não tem possibilidade de defesa e esperam, sem esperança, a pena. No mundo, 250 milhões de crianças trabalham como escravos nas fábricas de tapetes, de fósforos, de congelados, de brinquedos, nas minas de carvão, nas vidraçarias, nas colheitas de ervas de chá, nas fazendas de cana-de-açucar...

Em todo o mundo existem mais de 600 mil soldados. São treinados para a guerra, disparam com ousadia, mas em seus corações há muito medo. Em mais de 130 países as crianças de nossa IAM ajudam às demais crianças de todo o mundo, com orações, sacrifícios e gestos de solidariedade contemplando a manutenção de cerca de 3 mil projetos.

O saudoso Papa João Paulo II em suas santas palavras, chamava as crianças da IAM de "pequenos grandes missionários" e pedia constantemente aos envolvidos nesta Obra a prática da cooperação missionária para que não existam mais crianças abandonadas, crianças sem família, crianças de rua, crianças usadas para o tráfico de drogas, crianças assassinadas, crianças eliminadas, crianças marcadas para morrer.

Esta é a hora da IAM do Brasil e do mundo que prepara a "Igreja do amanhã", que vive o "hoje" lutando pelos direitos da criança e do adolescente para que os mesmos não sofram nenhum tipo de agressão e sejam amados e respeitados pois levam consigo sempre o amor no coração.

Oxalá, com as luzes de Aparecida, a Igreja "fomente e apoie a IAM" (DAp. 441) acreditando nesta Escola de Jesus que é um celeiro de vocações missionárias além-fronteiras.

De todas as crianças do mundo, sempre amigos!



Preparativos para o ano da IAM
Orientações para assessores (as) e crianças, para preparar a celebração do ano da IAM:

- 2013-2014: Ano da IAM - Iniciaremos no mês de maio de 2013 em comunhão com a data de nossa fundação e finalizaremos em maio de 2014. A proposta é de durante o ano motivarmos congressos estaduais para crianças e adolescentes promovendo a prática concreta de nosso carisma. Vale lembrar que estas motivações e modelo de congresso serão apresentados durante as assessorias do secretário nacional em todo o território nacional. Finalizaremos o ano da IAM com um Congresso para Assessores que pode ser nacional, em nível de Cone Sul ou, quem sabe, continental.

- Mês da IAM - Escolhemos o mês de maio devido a nossa data de fundação que foi no dia 19 de maio de 1843 e, em 2013, estaremos celebrando 170 anos. A ideia é de incentivarmos neste mês ainda mais o nosso carisma e a prática de nossa metodologia.
Jornada Nacional da IAM - A partir de 2013 celebraríamos num domingo do mês de maio, com a ajuda de tema, cartaz e celebração confeccionados a partir das ideias sugeridas na Assembleia Nacional dos Coordenadores Estaduais. Queremos que isso se repita anualmente facilitando o envio do cofrinho, envolvendo cada vez mais crianças e dando mais visibilidade à nossa Obra em nosso país.

- Novos materiais:
a. Manual da IAM - encontraremos a explicação de todos os símbolos e destacaremos o lencinho nas cores da bandeira do Vaticano com a borda na cor de cada continente para que em cada ano as crianças e adolescentes se comprometam de rezar por aquele continente. O escudo da IAM universal tamém será o símbolo da IAM no Brasil.
b. Roteiros de Encontros para crianças sendo alfabetizadas - estamos elaborando em forma de caderno, matérias lúdicas e pedagógicas visando contemplar as crianças que são levadas para a IAM por meio de seus irmãozinhos mais velhos.
c. Semana de Oração para as crianças da IAM - livreto que prepara as crianças e adolescentes para a Jornada da IAM e deve ser aplicado de acordo com o tema e o cartaz da Jornada Nacional da IAM.
d. Concurso do Hino Nacional da IAM - com as motivações do ano da IAM queremos elaborar o nosso próprio Hino, pois até o momento estamos cantando o Hino da Colômbia. Aguarem o regulamento deste concurso.
e. Reformulação de todo o material, com a aplicação de novas ilustrações e personagens da IAM do Brasil.

Vamos colocar isso em prática? Que tal tornar Jesus conhecido e amado?
Viva a IAM: futura da Igreja - futuro do mundo!

Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da IAM
Publicado no Informativo SIM - Jan. a Março de 2012

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Que as graças de Deus nos faça fortes para que na saúde e no amor saibamos viver cada dias os pilares da IAM no Sacrificio na Oração e na Solidariedade Concreta universal, é isto aí Pe.André, já estamos iniciando nossos trabalhos aqui também, parabéns pelo bom pastoreio aos diversos grupos de IAM no Brasil e no mundo. Juntos somos mais fortes!
    Abraços e um Feliz 2013 com muito SuCeSsO!!!!!

    ResponderExcluir