Encontro de Implantação da IAM na Arquidiocese de São Paulo/SP



No dia 31 de março, cerca de 100 pessoas se reuniram para o encontro de Implantação da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no Setor São Mateus – Região  Belém da Arquidiocese de São Paulo, Regional Sul1 da CNBB, que foi organizado pelos padres Omir e Lauro.

Um grupo de jovens da paróquia São Paulo Apóstolo ficou responsável pela Oração de Abertura. Foi proporcionado um momento de reflexão sobre o nosso papel enquanto missionários e, sobretudo como Assessores da Obra Pontifícia Infância e Adolescência Missionária – IAM. Em seguida um grupo de crianças que participa da IAM na paróquia Santíssima Trindade – Setor São Mateus, fez uma apresentação sobre o que é a IAM e seu Carisma. Depois encenaram a história do evangelista Marcos, procurando destacar algumas situações vividas por Marcos e que precisamos vivê-las em nosso dia a dia: Insistir no anúncio do evangelho, acolher as pessoas e superar as perseguições.

Após este momento inicial, a Coordenadora Estadual da IAM, Nadia Maria da Silva Fusinato, assumiu a condução dos trabalhos fazendo uma breve reflexão sobre o Documento de Aparecida, destacando a recomendação quanto a instituição da IAM nas paróquias. Após este momento assistimos ao vídeo “Andressa Duarte – exemplo de vida”,  este vídeo nos a chama sobre o quanto nos dispomos a anunciar Jesus às pessoas.

Seguindo a formação vimos sobre a Organização Missionária da Igreja no Brasil; as Obras que integram as Pontifícias Obras Missionárias – neste momento foi-nos esclarecido sobre a diferença existente entre Pastoral e Obra; a História da IAM; os Objetivos e o Carisma da Obra. Com o objetivo de ressaltar o Carisma da Obra, fundamental para que possamos ser identificados como Obra Pontifícia da IAM, a Coordenadora nos proporcionou vivenciar a importância de mantermos firme o tripé do Carisma: Oração, Sacrifício e Solidariedade.

Antes do almoço foi feita a divisão de seis grupos para apresentação dos seis passos iniciais para implantação da IAM na paróquia. Os grupos foram muito criativos nas apresentações. Após a apresentação do sexto passo a coordenadora seguiu explicando os outros seis para finalização do Encontro. Antes de encerrar foi-nos passado um vídeo que procurou passar a seguinte mensagem: Precisamos ter empolgação em nossa caminhada missionária, pois só assim poderemos contagiar  a todos, sendo essa pulga missionária q pica e contagia com sua alegria de ser missionário.

Veja mais fotos do encontro em nosso perfil do flickr.

Postar um comentário

0 Comentários