Coordenadores Diocesanos da IAM se reúnem em São Paulo


Entre os dias 27 e 29 de abril, foi realizado na cidade de São Paulo (SP), o Encontro dos Coordenadores Diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que reuniu cerca de 35 participantes de 16 (Arqui) Dioceses do Regional Sul1 da CNBB.

Na manhã de sábado, 28, Pe. André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da IAM e assessor do encontro, trabalhou a Exortação Apóstolica Sacramentum Caritatis, do Papa Bento XVI, que apresenta uma reflexão sobre o valor da Eucaristia na vida e missão da Igreja. “Diante de certas tendências e práticas litúrgicas, contrárias ao espírito do Concílio Vaticano II, o Papa retoma alguns fundamentos essenciais de nossa Igreja”, apresentou Pe. André. “Com esta exortação, o Papa Bento quer aprofundar a relação entre o mistério Eucarístico, a ação litúrgica e o culto espiritual que deriva da Eucaristia, enquanto Sacramento da caridade.”, continuou.

Relacionando o tema com as diretrizes da Infância e Adolescência Missionária, Pe. André esclareceu algumas dúvidas ainda existentes com relação ao trabalho da IAM e da Catequese. “A Infância Missionária não substitui a Catequese, ela é prioridade, já que prepara as crianças para o Sacramento da Eucaristia. Nós somos um braço na animação missionária, portanto, incentivem e encaminhem as crianças para participarem da Catequese, e procurem não chocar os horários dos encontros, para que as crianças que estão em idade, e desejam, participem de ambos os trabalhos.”, alertou.

Ainda pela manhã, o assessor apresentou o perfil de diferentes tipos de crianças, destacando  as crianças tecnológicas, que aprendem, desde cedo, o funcionamento dos mais diferentes aparelhos eletrônicos ; as crianças superdotadas, educadas, carentes de carinho e atenção, viciadas em desenhos animados, briguentas, vítimas do consumismo e do bullying. Segundo Pe. André, “estas situações se apresentam como ‘novos areópagos’, ou seja, novos campos de missão e exigem nossa especial atenção”.

A tarde, os coordenadores puderam apresentar a realidade da IAM em cada diocese, relatando a quantidade de grupos, as dificuldades, destaques da caminhada e como está a implantação dos grupos da Juventude Missionária.

Já no período da noite, foi realizada a celebração e cerimônia de inauguração da sala-sede da IAM do Regional Sul1, que leva o nome Pe. Edson Assunção Santos Ribeiro”, ex-secretário  nacional da IAM, e fica localizada na sede das Obras dos Cenáculos Missionários, no bairro da Lapa, em São Paulo.

A solenidade foi celebrada pelos padres André e Jaime C. Patias, diretor da Revista Missões, e contou com a participação dos coordenadores diocesanos da IAM, de representantes da Obra dos Cenáculos Missionários (OCM) e do pai e irmãos do Pe. Edson Assunção, que vieram de Minas Gerais especialmente para participar da homenagem.

Nádia Maria iniciou a cerimônia recordando o trecho do Documento de Aparecida que cita a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária - “Fomentar a instituição da Infância Missionária” nº 441 i - e era comumente utilizada pelo Pe. Edson em suas formações. “Padre Edson comemorou quando publicaram o Documento de Aparecida, ele dizia que o trecho era do tamanho da IAM: ‘pequeno, mas grandioso’, lembrando o Papa João Paulo II que afirmava que as crianças eram ‘pequenos grandes missionários’”. – recordou Pe. André.

A celebração foi marcada por depoimentos e homenagens, sempre recordando a presença amiga e alegre do Pe. Edson Assunção e do trabalho que desenvolveu à frente da Infância e Adolescência Missionária.

Família do Pe. Edson durante inauguração da sede Regional da IAM.
O domingo, 29, foi reservado para o planejamento. Pe. André apresentou a organização e iniciativas para a celebração do Ano da IAM no Brasil, que será realizado entre maio de 2013 e 2014 e comemorará os 170 anos de fundação da Obra. “São inúmeras as iniciativas que serão realizadas em todo o mundo para comemorar os 170 anos da IAM. No Brasil, a partir de 2013, promoveremos, todos os anos, a Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, uma campanha de animação, oração e solidariedade; para ajudar nesta celebração, distribuiremos cartazes, roteiros de celebração e encontros com o tema e lema da jornada. Estamos, também, em processo de criação de novos materiais e subsídios, como o lenço e escudo, que já estão disponíveis para venda; o manual, que está em fase de desenvolvimento e apresentará todos os símbolos da Obra; uma série de três cadernos com atividades desenvolvidas especialmente para as crianças que estão sendo alfabetizadas; a bandeira oficial, que será lançada durante o 3º Congresso Missionário Nacional, em Palmas (TO), no próximo mês de julho; estamos reeditando todo o material da IAM com os novos personagens e ícones, que trazem características próprias das crianças brasileiras. Além disso, estaremos realizando um concurso para escolher o Hino da IAM do Brasil, já que o que cantamos é uma adaptação do hino da Infância Missionária da Colômbia e, para encerrar as festividades, em maio de 2014, será realizado aqui no Brasil o Congresso Americano dos Assessores da Infância e Adolescência Missionária”, destacou o secretário.

Em seguida, a equipe regional, apresentou os materiais e estrutura do 2º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM), que será realizado com o apoio da Diocese de Limeira, entre os dias 20 e 22 de julho, na cidade de Araras e terá como tema: “Missão na Saúde Pública” e lema “Infância e Adolescência Missionária: mãos unidas ajudando a difundir a saúde sobre a Terra”. “Repetindo a experiência do primeiro ERIM, o tema e lema estão em sintonia com a Campanha da Fraternidade; o tema central será exposto pelo nosso secretário nacional, Pe. André. Além disso, as crianças e adolescentes participarão de cinco oficinas: Realidade Missionária, Espiritualidade Missionária, Brincadeiras e jogos lúdicos, Redesenhando a Vida e Alimentação Saudável, esta, sob responsabilidade da Pastoral da Criança”, informou Nádia, coordenadora regional da IAM. Durante o encontro ainda serão realizadas a Via-Sacra das Crianças, a Expo IAM e o Festival de Artes, que promete animar a noite de sábado. São esperados cerca de 200 participantes de todo o Estado de São Paulo.

O encontro foi finalizado com a celebração de envio, onde os coordenadores se comprometeram em repassar em suas dioceses as temáticas trabalhadas e a rezar e colaborar com maior ênfase, pelas crianças de todo o mundo e pelo bom êxito do 2º ERIM e do Ano da Infância e Adolescência Missionária no Brasil.

Rodrigo A. Piatezzi
Assessor de Comunicação da IAM

VEJA MAIS:
- Fotos na página do flickr.
- Apresentação Sacramentum Caritatis
- Apresentação Tipos de Crianças

Postar um comentário

0 Comentários